sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A Bahia perdeu

Mostrar a região da Mata Atlântica brasileira como o cenário para turismo de aventura e ecoturismo. Este é o objetivo do Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), que traz operadores de turismo estrangeiros para conhecer os melhores roteiros de turismo de aventura no estado do Rio de Janeiro e São Paulo, entre os dias 25 de agosto e 3 de setembro.

A expedição integra os 15 roteiros nacionais que cerca de 70 profissionais, entre operadores e jornalistas, vão conhecer antes de seguirem para a ATWS-SA (Adventure Travel World Summit, edição South America), que acontece em São Paulo (SP), entre 03 e 07 de setembro. Captado para o Brasil com apoio da Embratur, trata-se do maior encontro mundial de especialistas ligados ao turismo de aventura - realizado pela primeira vez fora da América do Norte.

Trilhas no litoral norte de São Paulo, passeios em veículos 4x4, visitas a quilombos, e a cidades históricas, caiaque, jornadas de barco, mergulhos em belas praias, noites na Lapa e caminhadas na mata são algumas das atrações das quais irão participar operadores de turismo do Canadá e dos Estados Unidos que desembarcam em São Paulo no dia 25. A partir do dia 26, eles seguirão para Ilhabela, Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande e Rio de Janeiro.

Entre os pontos altos da viagem estão caminhadas na Mata Atlântica na região de Praia de Castelhanos em Ilha Bela, vista à Cachoeira do Gato, mergulho na Ilha das Couves em Ubatuba, passeio de caiaque em Saco do Mamanguá em Paraty, visita a Ilha das Cotias, encontro com as comunidades locais, subida do Pico do Papagaio e, por fim, um tour pelo Rio de Janeiro que inclui uma trilha na floresta da Tijuca, visita à Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Santa Teresa e uma noite na Lapa.

A ação integra o projeto Caravana Brasil, que traz operadores estrangeiros para conhecer in loco a infra-estrutura turística de destinos nacionais.