A Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro, lançada hoje, dia 18, pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), traz, pelo segundo ano consecutivo, as ações de promoção no mercado internacional programadas para o período de julho de 2008 e junho de 2009. A apresentação da nova agenda foi feita pela presidente da Embratur, Jeanine Pires, durante reunião do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), como parte da programação do 3º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece até domingo, 22, em São Paulo.
Organizada por mercado e programas de ação, a agenda foi desenvolvida para atender de forma mais eficiente a demanda do mercado turístico nacional e internacional. No período 2008/2009, as ações de promoção do Brasil no exterior contam foco especial no consumidor final, como as campanhas publicitárias e o relacionamento com a imprensa. O planejamento prevê ainda várias ações voltadas diretamente para o mercado, como a participação em feiras de turismo, seminários para operadores e encontros de negócios.
O objetivo é oferecer aos empresários, entidades e órgãos públicos a oportunidade de planejar com antecedência as suas ações no exterior e organizar sua participação em vários eventos internacionais. “O que a agenda propõe é uma união de esforços a partir de um calendário já desenhado nos diferentes mercados prioritários, de acordo com orientações do Plano Aquarela (Marketing Turístico Internacional)”, afirmou Jeanine Pires. “O nosso objetivo é aumentar o fluxo de estrangeiros para o Brasil e incrementar a entrada de divisas em nosso País”, ressaltou a presidente da Embratur.
