domingo, 15 de junho de 2008

Pesquisa aponta para crecimento no Nordeste

Pesquisa realizada pela HVS Consulting & Valuation e pela Newmark Knight Frank a pedido da ADIT - Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste Brasileiro - organizada pelos consultores Diogo Canteras e Raymond Smith indica que mais de 7,2 mil novas unidades serão construidas no litoral dos nove estados nordestinos, principalmente na área de resorts, hotéis e áreas onde os projetos serão implantados.

Até 2014 estão previstas mais de 7,2 mil novas unidades imobiliárias para o mercado de segunda residência, 480 destas de alto padrão, para o turismo de luxo. Alagoas e Bahia contam com iniciativas desse patamar em fase de instalação. Para o mesmo período serão implantados mais 7,6 mil novos quartos em resorts e grandes hotéis.

Dados da pesquisa apontam que daqui a seis anos o Nordeste irá receber mais de 4 mil novas unidades de resorts, sendo que 310 destes serão empreendimentos turístico-imobiliários tipo high-end, ou seja, voltado para um público de alto poder aquisitivo.

O estudo divulgado apontou 80 empreendimentos turístico-hoteleiros no Nordeste, sendo que 12 estão em operação e os demais em fase de construção, licenciamento ou planejamento. Eles somam um total de 78 mil unidades anunciadas. Os empreendimentos variam de valores quanto ao metro quadrado.

A pesquisa indicou que o valor do metro quadrado de imóveis para 2ª residência de luxo no Brasil custa em média US$3 mil. A estimativa é que até 2014 o valor alcance quase US$5 mil, o que é praticado atualmente no México (US$ 4,9 mil) e Punta del Leste (US$ 4,8 mil). O primeiro lugar é do principado de Mônaco, na França, que vende o metro quadrado por mais de US$ 62,5 mil.

Em 2008 os fatores demográficos e a economia nacional e internacional serão significativamente satisfatórios para o mercado turístico e imobiliário; a atratividade turística do Brasil e o ambiente regulatório serão neutros. As oportunidades para o crescimento desse mercado será a promoção da Copa do Mundo, o aumento do fluxo aéreo e o Investment Grade alcançado pelo Brasil.

A pesquisa fez o levantamento de números e cenário a partir de 60 entrevistas em profundidade com os principais players do mercado imobiliário e turístico, entre eles empreendedores e incorporadores, operadores de resorts, ministérios públicos estaduais, além da utilização de dados de fontes secundárias.

Fonte: BrasilTuris Jornal