domingo, 15 de junho de 2008

Turismo Náutico na Bahia

É preciso construir uma visão estratégica compartilhada para o futuro da Baía de Todos os Santos como área de lazer e articular ações para um gerenciamento costeiro eficiente", afirmou o secretário de Turismo Domingos Leonelli, que fará o encerramento do 1º Fórum Náutico Internacional da Baía de Todos os Santos, na próxima sexta-feira, às 17:00 h, no Blue Tree Towers.

O evento, que acontece na quinta e na sexta-feira, é uma promoção do Governo do Estado, através do Promo (Centro Internacional de Negócios da Bahia), órgão vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, Prefeitura de Salvador e Fundação Escola de Administração da Ufba.

A Secretaria de Turismo está empenhada na elaboração e execução do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Náutico da Baía de Todos os Santos. Ele está sendo concebido dentro dos marcos de racionalidade, da proteção ao meio-ambiente e do enorme potencial da área para as práticas de recreação náutica.

O processo de planejamento estratégico é uma das formas possíveis de se construir uma visão comum entre o esporte, turismo e lazer náutico na zona da Baía de Todos os Santos. O objetivo é potencializar a sua competitividade, determinando uma estratégia de competição cooperativa que beneficie a comunidade local e o setor náutico.

Domingos Leonelli ressalta que nos 1.100 km de extensão do litoral do Estado, existem duas baías (a de Todos os Santos e a de Camamu), uma série de reentrâncias e paraísos intocados, além de um sistema de correntes marítimas no Oceano Atlântico em direção à Bahia, que transforma o Estado na porta de entrada natural para o turismo náutico internacional.


Fonte: Jornal do Turismo