As atividades do Núcleo do Conhecimento, um dos módulos da estrutura do 3º Salão do Turismo, foram abertas, hoje (19), pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto. É nesse espaço que, até domingo (22), os envolvidos com o turismo poderão trocar e atualizar seus conhecimentos sobre o setor. Barretto destacou que qualquer atividade precisa de um debate amplo como esse para crescer com qualidade. “Nenhum grupo técnico pode se desenvolver e aprimorar suas ações e programas sem diálogo. É em espaços democráticos, como este, que conquistamos progressos para o Brasil”, afirmou.
Nesses quatro dias de debates, o Núcleo do Conhecimento terá 64 palestras, com o envolvimento de 90 entidades do setor. Até hoje, mais de 10 mil pessoas estão inscritas para participar desse espaço. Entre os 120 palestrantes, há cinco nomes internacionais, como o primeiro palestrante do Núcleo, o holandês John Kester, chefe de Tendências de Mercado, Competitividade e Comércio da Organização Mundial do Turismo. Convidado para falar sobre o tema “As Perspectivas do Turismo no Mundo e nas Américas e a Matriz de Competitividade”, Kester falou de atração de investimento no segmento.
O Núcleo do Conhecimento compõe, dentro do Salão do Turismo, uma estrutura muito bem planejada para apresentar ao público o que o turismo tem de melhor para oferecer. “Por meio do Programa de Regionalização, trabalhamos para que as 27 Unidades da Federação apresentem os destinos e roteiros estruturados, com qualidade para receber turistas nacionais e internacionais”, disse o ministro. Os resultados da mobilização feita para estruturar roteiros estão à mostra na Feira de Roteiros Turísticos. “E o grande diferencial é que o visitante pode comprar e conhecer não apenas destinos, mas o artesanato, a gastronomia, as manifestações artísticas, entre outros atrativos”.
Perspectivas do turismo – O 3º Salão do Turismo é realizado num momento de constante crescimento no setor. Barreto lembrou que acompanhando a tendência mundial, o turismo brasileiro está em expansão. “Temos que aproveitar essa oportunidade e, por isso, o MTur planeja ações para lançar o Brasil com destaque no mercado. O turismo é o quarto produto na pauta de exportação. O setor cresce numa margem sempre maior ao da economia. Em 2007, o país registrou crescimento de 5,4% da economia. No turismo, esse percentual é de 12 a 15%”, disse.
