A American Airlines, maior companhia aérea dos Estados Unidos, perdeu 1,4 mil milhões de dólares no segundo trimestre e a Delta Airlines, terceira maior, perdeu mil milhões, em ambos os casos pela contabilização de custos extraordinários associados às anunciadas reduções de frota para enfrentarem a crise provocada pela subida dos custos de combustíveis.
No entanto, enquanto a American mesmo sem extraordinários teria uma perda no trimestre, pela escalada do preço dos combustíveis, a Delta indicou que, mesmo com um agravamento desses custos em mil milhões de dólares, teria lucros.
A American indicou que os encargos extraordinários ascenderam a 1,1 milhões de dólares, mas mesmo que mesmo sem efeito contabilístico a companhia perdeu 284 milhões de dólares no segundo trimestre, quando no ano passado tivera lucros de 317 milhões.
Os preços recorde do combustível de avião contribuíram “significativamente” para o prejuízo no segundo trimestre — assinala a informação da American, referindo que a companhia pagou 53% mais pelo combustível que no semestre passado (3,19 dólares por galão face a 2,09 em 2007), que levou a um encarecimento da factura de jet fuel em 838 milhões de dólares.
Fonte : Press Tur
