A abordagem ambiental, de fato, deixou de ser assunto de interesse único de ambientalistas. Segmentos políticos, econômicos, sociais e culturais repensam o tema Meio Ambiente agora sob um novo olhar: o do desenvolvimento sustentável. Neste cenário, o posicionamento empresarial em prol deste novo conceito conta ponto junto a acionistas, público interno e, principalmente, junto aos seus clientes.
Diferentemente do que ocorreu com a chamada Revolução Industrial, onde o capital interferia diretamente no ambiente, hoje, podemos dizer que são os aspectos ambientais que ditam a nova forma de se fazer negócios no mundo. Adaptar-se. Este é o objetivo daqueles que apostam no desenvolvimento sustentável do planeta aliado ao crescimento econômico.
Ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente aceito. Esta é a tríade que deve contemplar o desenvolvimento sustentável nos negócios. E, sob esta análise, o turismo é o segmento da economia que mais chances apresenta para a prática deste conceito
