O Ministério do Turismo acaba de estabelecer novos prazos para as inscrições da Seleção de Participantes no projeto Benchmarking em Turismo: Vivências Brasil - Aprendendo com o Turismo Nacional e Excelência em Turismo – Aprendendo com as Melhores Experiências Internacionais. São cinco destinos que obedecem ao novo cronograma: até 08 de agosto as inscrições ainda podem ser feitas para as viagens aos Estados Unidos, Costa dos Coqueiros (BA) e Acolhida na Colônia (SC); já para a Alemanha e Caldas Novas (GO) o prazo de inscrições foi estendido até o dia 03 de outubro.
Uma vez selecionados, os participantes realizarão viagens técnicas a destinos-referência de qualidade em distintos segmentos (turismo rural, de aventura, sol e praia, cultural, entre outros), no Brasil e no exterior, para reconhecimento de práticas de sucesso no setor e áreas afins. Com isso, o Ministério do Turismo pretende dar suporte ao incremento de competitividade das micro e pequenas empresas dedicadas ao turismo brasileiro. O investimento estimado no projeto, fruto da parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é da ordem de R$ 1,7 milhão.
De acordo com Tânia Brizolla, diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Classificação Turística (DEAOT) da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, a qualificação dos participantes se dá por meio das técnicas de benchmarking: observação, assimilação e adaptação de práticas de excelência. “Empresários e gestores da cadeia produtiva do turismo do Brasil terão a oportunidade de aprender com as experiências de brasileiros e estrangeiros, conhecer as soluções de sucesso implantadas em diversos segmentos do turismo no Brasil e no mundo, e trazer inovações para seu negócio e melhorias nos produtos turísticos de sua região”, avaliza Tânia.
Ao total, serão realizadas 6 viagens nacionais e 4 internacionais em 2008, cada uma com permanência de 5 a 8 dias no destino, proporcionando a participação de aproximadamente 96 empresários.
Os custos assumidos pelo “Benchmarking em Turismo” incluem hospedagem, alimentação, traslados, além de toda a estrutura prevista para o aprendizado: reuniões de trabalho orientadas, material de informação e suporte, ferramentas para o desenvolvimento da percepção e análise das práticas observadas, visitas e entradas aos locais previstos no roteiro, palestras com autoridades e profissionais dos locais visitados. Fica sob responsabilidade do participante o pagamento das passagens aéreas, viabilização dos vistos (no caso das viagens internacionais) e cartão de assistência de viagem, além das despesas pessoais.
