terça-feira, 15 de julho de 2008

Estratégias alinham Embratur , MPI e CBCVB

A criação do Capítulo Brasileiro do Meeting Professionals International (MPI) estrutura o setor privado e soma-se às atuações da Embratur e da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (CBC&VB) para impulsionar o setor de eventos. "Desde 2003, a Embratur trabalha de forma destacada na área, com foco na captação, o que colocou o Brasil entre os principais destinos no ranking da Icca. Por isso não podemos deixar de participar do MPI Brasil", afirmou Marcelo Pedroso, diretor de Turismo de Negócios e Eventos da Embratur. De acordo com ele, a entidade está analisando como será sua participação nesse Capítulo Brasileiro, mas garantiu que enviará um representante ao World Education Congress, o encontro mundial do MPI que acontece de 9 a 12 de agosto, em Las Vegas.

Para Aristides Cury, coordenador nacional do CBC&VB, a formação da instituição no Brasil contribui para a elaboração de ações estratégicas. "Para definirmos nossas diretrizes de trabalho é importante sabermos como é o processo decisório em cada segmento. No farmacêutico, por exemplo, há dois tipos de eventos: o corporativo, em que a empresa escolhe o destino em função dos interesses dela, e o direcionado aos médicos, que deve ir aonde esses profissionais estão", explicou o coordenador. Ele acrescentou que, hoje, há 50 conventions associados em condições de promover eventos nacionais e internacionais.

Os representantes da Embratur e da CBCV&VB estiveram presentes no primeiro encontro sobre estratégias e comportamentos realizado essa manhã (08/07) pela MPI. O tema escolhido nessa edição de estréia foi o setor farmacêutico, que movimenta anualmente R$ 52 milhões em eventos no país. Segundo Cury, a Confederação pretende ser co-patrocinadora dos próximos encontros. "Trata-se de uma oportunidade de reunir profissionais de diversos destinos do país em São Paulo, fomentando a divulgação de cada um e o networking", declarou.