sexta-feira, 30 de maio de 2008

Na França é nos aeroportos

A empresa francesa gestora de aeroportos, Aéroports de Paris, começou a vender viagens online, disponibilizando no seu site ofertas do Expedia, e recentemente adquiriu uma licença de agente de viagens, noticia a imprensa francesa.
Brasil fica atento.

Os Correios da Espanha viram Agencia de Viagens

Os Correios de Espanha adquiriram uma licença de agência de viagens, sob a marca Turcorreos, e o domínio turcorreos.com, para começarem a vender estadas em hotéis, por talões, nos seus 2.300 balcões, através de um acordo com a Viajes Crisol, do grupo Marsans, a qual irá gerir o produto que será vendido.O novo serviço deverá começar nas próximas semanas e numa primeira fase, os Correios irão vender talões Hotelcolor da Mundicolor, devendo alargar a outros produtos como Hotelplús, Bancotel ou Talonotel, segundo o director geral da Viajes Marsans, José María Lucas, citado pelo jornal online espanhol “Hosteltur”.
Os Correios têm vindo a alargar a sua oferta de produtos e serviços enquanto a Marsans tamvém está a estudar novas formas de penetração no mercado.
Além dos talões de hotel, outros produtos pré-pagos que incluam talões deverão ser também comercializados como aluguer de automóveis.
Se essa moda pega no Brasil.

Crise nas Companhias Aéreas

A escalada dos preços dos combustíveis está a provocar uma situação insustentável para os planos de produção das companhias aéreas, inclusive algumas delas já começaram a rever os seus programas para os próximos meses. Dada a actual situação, as companhias pedem uma gestão aeroportuária mais eficiente e também uma política de taxas aeroportuárias mais transparente do que a actual, afirma a associação de linhas aéreas (ALA).
Os responsáveis da ALA afirmam ainda que “dentro dos gastos de partida, só o combustível representa 30% e apenas podem ser colmatadas com processos de gestão que permitam reduzir o seu consumo, como seja a redução da própria actividade”, aliás como muitas companhias tem vindo a fazer.
Segundo a associação, esta diminuição da actividade por parte da indústria aérea poderá levar à contratação de slots, redução de bilhetes por taxas aeroportuárias, menos actividade para a área de handling e de catering e por isso haverá menos passageiros nos aeroportos e as vendas em lojas e restaurantes diminuirá.
Para concluir, a ALA clarifica que é necessário respeitar as regras de economia de mercado “mediante critérios de equivalência e de transparência nos preços e nas taxas que cobram as companhias realizando uma gestão eficiente, tanto do ponto de vista dos procedimentos, como dos custos, sempre com vista a uma amortização das inversões que se têm vindo a realizar por investimentos milionários da actividade”.
Fonte: Publituris/António Melo

Brasil crece como destino dos portugueses

O Aeroporto de Lisboa regista no primeiro quadrimestre deste ano um aumento em 17,2% do número de passageiros em voos de e para a América do Sul, de que o Brasil é a origem/destino quase exclusiva, contrariando a tendência na Europa de um “fim abrupto” das condições de mercado que levaram a um boom destas rotas, como referido pela AEA ao fazer o balanço do trimestre.Os dados do Aeroporto de Lisboa a que o PressTUR teve acesso não permitem distinguir entre o tráfego gerado no Brasil e na Europa, incluindo Portugal, mas as indicações, quer da parte da TAP, que é actualmente a única companhia com voos regulares directos entre Portugal e o Brasil, quer da evolução do mercado brasileiro, vão no sentido de o crescimento estar a ser gerado, em primeiro lugar, no Brasil, para os voos do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte), e em outros países europeus, designadamente Itália, para os voos do Nordeste (Salvador, Recife, Natal e Fortaleza).Além desse aspecto, pelos dados do Aeroporto também não é possível comparar a evolução do tráfego com a da oferta, sendo apenas referência que a TAP anunciou em Abril que previa para este ano um aumento do número de lugares nos voos do Nordeste em 21,7%, o que equivalia a mais 123 lugares, para 690 mil, e que em relação a 2007 colocou mais um voo para Brasília (rota começada apenas em Julho) e mais cinco para Belo Horizonte (que começou em Fevereiro passado).Os dados do Aeroporto de Lisboa indicam que chegaram ou partiram em voos da América do Sul um total de 393.034 passageiros nos primeiros quatro meses, primeiro período do ano em que as comparações não vêm distorcidas pelo efeito Páscoa mais cedo ou mais tarde.Este total coloca o Brasil muito próximo de se tornar a segunda maior origem/destino na capital portuguesa, ultrapassando França, que soma 398.431, e apenas atrás de Espanha, que é líder destacada, com 597.301.Os números do Aeroporto mostram que enquanto as rotas do Brasil têm mais quase 58 mil passageiros que no ano passado, as linhas de Françan o crescimento é em cerca de 16 mil (+4,1%) e nas de Espanha o aumento é inferior a quatro mil (+0,6%).Aliás, segundo os dados do Aeroporto de Lisboa, apenas as rotas de e para o Reino Unido e de e para a Alemanha tiveram aumentos absolutos do número de passageiros acima da América do Sul (Brasil), no primeiro em caso com mais quase 76 mil passageiros (+26,1%, para 365.989) e no segundo com mais cerca de 67 mil (+23,1%, para 356.676).
Fonte: Press Tur

Pool para Charters Portugal/Brasil

O presidente da euroAtlantic, Tomaz Metello, revela que a carta de intenções com o broker Jetway para a realização da operação charter para o Brasil este Verão está assinada, mas que a companhia só disponibiliza o avião se a terraBrasil, da qual é accionista maioritário, entrar na pool.”Aparentemente a pool aceitou a entrada da terraBrasil e a operação só se vai realizar se assim for”, avança o responsável. “Quero ver todos os operadores unidos, pois Portugal não tem dimensão para trabalharem separados. A mentalidade do país impede que as empresas unam esforços para crescer e temos de mudar isto”, sustenta.
Tomaz Metello justifica esta condição com a previsão de que “este ano o fluxo de turismo para o Brasil será mais reduzido face ao do passado, mas com os operadores todos juntos pode-se continuar a desenvolver o destino”. “Os operadores juntos podem oferecer vários destinos aos consumidores, não só em Portugal, mas também em Espanha, só têm de vender entre 20 a 40 lugares, ao invés de terem um avião com 250, e dão garantias à companhia aérea com a redução da probabilidade de cancelamento”, sustenta.
A operação em causa são quatro voos semanais contratados pelos operadores Club 1840, Entremares, Iberojet, Mundovip e Travelplan ao broker Jetway, para o Nordeste brasileiro, nomeadamente para Porto Seguro, Maceió, Recife e Natal. A euroAtlantic foi “chamada” pelo broker para a utilização de um B767 de 284 lugares, depois da OceanAir ter anunciado a cessação das operações internacionais no âmbito de um processo de reestruturação.
A terraBrasil saíu da pool em Outubro de 2006.
Fonte: Publituris/Patrícia Neves

Investindo nos Afro Descendentes Norteamericanos

Os Estados Unidos são mais uma vez alvo de ofensiva do Ministério do Turismo, para atrair mais turistas daquele país para o Brasil. Com lançamento previsto para a segunda quinzena de junho, a campanha publicitária atinge revistas nacionais, sites voltados para o turismo e inserções na CNN, além de campanha de rua em Nova York, Miami e Los Angeles.

Desta vez, uma das apostas da campanha, veiculada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), será o público afro-descendente norte-americano. Foram produzidas peças exclusivas para a mídia especializada, como a revista Giant e a rede TV One, que têm programação voltada para os afro-americanos, abordando estilo de vida, entretenimento e turismo. Por serem os principais destinos de turismo étnico no Brasil, Rio e Bahia serão destaques nas peças de mídia.

“O lançamento de publicidade com alvo nesse público reforça as ações que o Ministério realiza desde o ano passado, com objetivo de atrair os afro-descendentes, que nos Estados Unidos são um segmento organizado e de alto poder de consumo. Turistas negros americanos já visitam o Brasil em busca do resgate de suas raízes e encontram aqui muitos traços da cultura africana, especialmente nas tradições e festas populares. Com essas novas ações temos tudo para crescer neste segmento”, avalia a ministra Marta Suplicy.

Segundo pesquisa realizada pelo Census and National Center for Educational Statistic Educational em 2004, a população afro-americana cresceu 35% desde 1990, enquanto o poder de consumo aumentou 222% - dados que foram acompanhados por uma significativa evolução da escolaridade e ocupação de cargos de gerência.

A campanha deve se estender até setembro, com um investimento total de 3,48 milhões de reais.
Fonte: Ass.Com

Atil

A Atil fechou acordo com a Faculdade de Ilhéus, no sentido de melhor capacitar os associados e seus colaboradores. Desconto de 50% na inscrição.
Parabéns Atil

Homenagem a Revista Panorama de Turismo


O Clube do Feijão Amigo homenageou a revista Panorama do Turismo em jantarrealizado no Bourbon Convention Curitiba Hotel, no último dia 27. O motivofoi o transcurso do terceiro ano de circulação mensal e ininterrupta dapublicação, editada na capital paranaense. O evento contou com a presençade profissionais do turismo e da mídia e das principais lideranças locais.Na foto, Michel Tuma Ness, presidente do Clube do Feijão Amigo, Abdo ArefKudri, presidente da Associação das Empresas Proprietárias de Jornais eRevistas do Estado do Paraná, e Júlio Cézar Rodrigues, diretor da Panoramado Turismo. (crédito da foto: Maurício Mercer)

Embratur investe 4 Mi em promoção em Portugal

A Embratur vai disponibilizar mais quatro milhões de reais (1,6 milhões de euros) para promoção turística no mercado português. A medida faz parte da actualização do programa do Plano Aquarela 2008/ 2009, definido há dois dias em Brasília, na sede da Embratur.
De referir que o Plano Aquarela integra 13 países prioritários para o Brasil, os quais estão organizados segundo cores (azul, verde, amarelo), consoante a sua importância para o país. O investimento total na promoção do Brasil no exterior é de 134 milhões de reais (52,2 milhões de euros).
“Em relação a 2006/2007 aumentámos o investimento na promoção turística para Portugal, o que significa que a partir de Setembro tem início uma campanha de publicidade anual [Guarda Sol]. Além disso, de Outubro a Novembro e nos meses de Março, Abril e Maio vamos fazer uma campanha de publicidade nova muito focada para o turista português”, afirmou Jeanine Pires, presidente da Embratur, ao Publituris, à margem do Nordeste Invest.
O objectivo da campanha Guarda-Sol é reforçar a marca Brasil nos países prioritários no âmbito da nova estratégia do Plano Aquarela 2008/2010. A nova campanha será divulgada em acções na Internet, media, e transportes públicos (metro e autocarros), entre outros.
Além do reforço da verba promocional, a actualização do Plano Aquarela ampliou ainda o número de países “considerados de altíssima prioridade por entender que são mercados emissores de grande potencial para o Brasil”. Assim, Chile, Espanha e França passam a ser tidos como países prioritários na promoção turística brasileira, passando a estar integrados no grupo dos países azuis (Alemanha, Argentina, Inglaterra e Estados Unidos). E o Peru passa a incluir-se na lista dos países verdes, onde aparece Portugal, Bélgica, Itália, Holanda e Canadá.
No grupo amarelo - países nos quais o Brasil tem algumas expectativas - estão a Colômbia, Japão, Paraguai, México, Suiça, Uruguai, Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia.Já nos mercados emergentes e oportunidades, com a cor branca, a única referência é a China.
As mudanças foram definidas pela Embratur a partir de estudo feito pela consultoria Chias Marketing e foram levados em conta factores como a oferta aérea, a tendência mundial de viagens e a necessidade de maior integração entre os países da América do Sul.
Fonte:Publituris/Fátima Valente

terça-feira, 27 de maio de 2008

A Bahia se promove em Portugal

A Embratur, através de representantes da secretaria do Turismo da Bahia e a Bahitursa, vai promover a oferta deste estado brasileiro no próximo dia 28. O evento “Bahia é muito mais” terá lugar no Sana Lisboa Hotel, na Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, e começa com um cocktail de boas-vinda, seguido de uma apresentação sobre as potencialidades turísticas da Bahia.

Durante o encontro, os operadores e agentes portugueses terão oportunidade de contactar com o trade bahiano e conhecer o destino, produtos e serviços.

O encontro, que conta ainda com o apoio da TAP, terminará com a actuação da Banda Afropop com participação do cantor Edu Casanova.

Fonte: Publituris/Liliana Cunha

Hoteis de Luxo reduzem capacidade

A maioria dos futuros projectos de hotéis de luxo mundiais irão reduzir o seu tamanho.Segundo um estudo da tophotelproyects, consultora americana, 92% destes estabelecimentos contará com menos de 500 quartos, ao passo que, apenas 2% irá superar as 1000 habitações.

Entre estes últimos destaca-se o futuro complexo no Dubai, o Asia hotel, que terá 6500 quartos.

No entanto a grande maioria das unidades hoteleiras abrirá com 150 a 300 quartos. Um terço destas novas unidades de luxo irão concentrar-se na Europa, enquanto as restantes, cerca de 60% estarão localizadas nos Estados Unidos.

Rolf Schimdt, director executivo da consultora norte-americana,afirma que “55% dos novos projectos podem enquadrar-se dentro da categoria de grande luxo, enquanto que, os restantes 45% serão unidades de 5 estrelas”.

É nestas últimas que a Europa está a apostar, com 64% dos hotéis em projecto a serem enquadrados precisamente nesta categoria.

Segundo este estudo, o volume de hotéis que se insere na categoria de grande luxo baixou devido, “a uma saturação deste segmento na Europa” justificam os responsáveis da consultora.

Fonte: Publituris/António Melo

segunda-feira, 26 de maio de 2008

sábado, 24 de maio de 2008

Grupo Mall busca oportunidades no Nordeste

Investir no Nordeste Brasileiro em projetos na área de golfe e resort. Esse é o objetivo do grupo espanhol Mall ao participar da Rodada de Negócios do Nordeste Invest 2008. O grupo se divide em torno de quatro sociedades especializadas em distintas atividades do setor imobiliário: Hogalia, Hogalia Internacional, Hogalia Patrimonial e Inmoptions Serviços Inmobiliários, e opera na Espanha, no Panamá e no México, e tem projetos de investimentos na Argentina.

No Panamá, a companhia asturiana está construindo o Los Faros do Panamá, um dos edifícios mais altos do mundo, com coberturas de luxo, cassinos e centros comerciais; no México, está investindo em um complexo hoteleiro de alto padrão o Campeche Playa, Golfe, Marina Resort & SPA, no município de Champotón no Estado de Campeche, que contará com o primeiro campo de golfe ecológico na América Latina; na Argentina, projeta investir €450 M em um resort na Patagônia, com pelo menos três mil apartamentos em edifícios de até quatro andares, campo de golfe e outros atrativos turísticos.

O grupo Mall será representado no Nordeste Invest pelo diretor de expansão internacional Francisco Javier González, que pretendem manter contato com construtores, arquitetos e governos locais.

Fonte: Turismo em foco

terça-feira, 20 de maio de 2008

Investimentos para a Copa 2014. Salvador esta fora?

O estudo foi apresentado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, no dia 14. “Ambos concordam que é um investimento que tem que ser levado em frente, e é um investimento fundamental, não apenas para a Copa”, finalizou Marta Suplicy.

Veja o resumo dos investimentos no quadro abaixo.

Cidade

Valor

Investimento

São Paulo

R$ 15,3 bilhões

65,6 Km metrô + 279,5Km corredores de ônibus

Rio/São Paulo

R$ 15,3 bilhões

550 Km de trem

Rio de Janeiro

R$ 5,05 bilhões

26 Km metrô + 111 km corredores de ônibus

Niterói

R$ 40 milhões

28,8 Km corredores de ônibus

Belo Horizonte

R$ 211,7 milhões

5,5 Km corredores de ônibus

Porto Alegre

R$ 1,208 bilhão

82,2 km corredores ônibus + 9,3 km trem metropolitano + 1,2 Km aeromóvel

Fortaleza

R$ 189 milhões

45 km corredores de ônibus

Recife/Olinda

R$ 198 milhões

15 km V.L.T.

Natal

R$ 167 milhões

3,5 km metrô + 43,2 Km recuperação de linhas (trem metropolitano)

Maceió

R$ 141,3 milhões

36 km trem metropolitano

Brasília

R$ 710 milhões

5,8 km metrô

TOTAL

R$ 38,51 bilhões


O Nordeste na ótica do Presidente do Vila Galé

O presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida afirmou que o Nordeste do Brasil, necessita de captar novas companhias aéreas para fomentar o turismo da região. Para isso, é necessário os governos federais e estaduais a darem a sua contrapartida para o surgimento de novos voos. Durante o Nordeste Invest 2008, que decorrerá de 28 a 30 de Maio em Pernambuco, Jorge Rebelo de Almeida apresentará estas e outras medidas, durante a conferência internacional subordinada “A visão da Hotelaria sobre o desenvolvimento turístico do Nordeste”. De Portugal, a Conferência irá ainda contar com as participações de Pedro Serzedelo, director do BANIF; Stefano Saviotti, presidente Dom Pedro Hotéis; Jorge Armindo, presidente da Amorim Turismo; João Vaz Guedes, presidente da Warapuru e Luis Correia da Silva, sócio gerente e administrador da TT Think Tur. O Nordeste Invest é um encontro de empresários brasileiros e estrangeiros que pretendam investir no Nordeste do Brasil, organizado pela ADIT Nordeste, com o apoio da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil) e vai realizar-se este ano no Centro de Convenções de Pernambuco, cujo programa inclui a realização da Conferência Internacional, da Rodada de negócios e do Salão Imobiliário e Turístico. Na edição do ano passado, o Nordeste Invest recebeu mais de mil pessoas na sessão de abertura na Bahia.

Fonte: Opção Turismo

BNT Mercosul

Le Baron Restaurant

segunda-feira, 19 de maio de 2008

19/05/2008

Inverno ganha aromas e sabores mais

encorpados no Vale dos Vinhedos

Com a aproximação do inverno, o Vale dos Vinhedos, localizado entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, na Serra Gaúcha, começa a ganhar novos atrativos. Além do frio que deixa a paisagem ainda mais parecida com um cenário europeu, as cantinas, queijarias, restaurantes, hotéis e pousadas da região já preparam opções para agradar aos mais exigentes gostos.

O principal atrativo desse roteiro de prazeres, cores e sabores é, sem dúvida, o vinho. No inverno começam a ser lançados os primeiros vinhos da safra 2008. São os vinhos jovens indicados para quem aprecia aromas mais leves. Mas, para quem prefere sabores encorpados, há os vinhos mais envelhecidos como os da excepcional safra 2005, que já estão à mesa do consumidor. E, para quem quer aprofundar um pouco seus conhecimentos sobre a ‘bebida dos deuses’, há os cursos de degustação de vinhos e espumantes promovidos por diversas cantinas da região.

Além de oferecerem vinhos reconhecidos internacionalmente, as vinícolas do Vale dos Vinhedos vêm apostando em novas variedades de uvas para elaborar sua mais nobre bebida. Oportunidade para quem gosta de novidades sem abrir mão da qualidade. Nas mais de 30 vinícolas da região, além de vinhos das tradicionais castas Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay já é possível degustar varietais de cultivares introduzidas a pouco tempo no Vale, como as tintas Carmenère, Teroldego, Marselan e Egiodola e as brancas Semillon e Prosecco.

Com uma ampla estrutura de atendimento ao turista, o Vale dos Vinhedos conta também com outros pontos fortes para encantar o visitante. A farta gastronomia é um deles. No local é possível apreciar a grande variedade de pratos típicos da culinária italiana e também ampliar o roteiro para conhecer e saborear receitas cuidadosamente preparadas da gastronomia internacional. Pratos como sopa de capeletti, massas com molhos diversos, polenta na chapa, frango assado, salame frito e fortaia são servidos em porções generosas, enchendo as mesas de aromas e sabores. Em vários estabelecimentos o atendimento é personalizado e ainda é possível conferir pessoas da própria comunidade trabalhando no preparo de pratos como a polenta e o capeletti.

Pontos turísticos também não faltam no Vale dos Vinhedos. A começar pela paisagem coberta por parreirais que trocam suas cores e nuances a cada nova estação. Exemplares da religiosidade dos imigrantes italianos que povoaram o Vale dos Vinhedos podem ser conferidos nos diversos capitéis encontrados ao longo do caminho. A cultura italiana está fortemente representada na arquitetura de casas, vinícolas e pousadas da região e é resgatada em espaços como o Memorial do Vinho e a Casa do Filó, localizados no acesso de entrada do Hotel Villa Michelon.

Fonte: Conceito.com

Novo vôo da Korean Air para SP

A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires, recebeu nesta terça-feira (13), em Brasília (DF), o gerente para a América Latina, Desenvolvimento de Negócios e Marketing da Korean Air, Olaf Kaehlert. A pauta da visita foi o novo vôo direto da companhia que ligará Los Angeles (Estados Unidos) a São Paulo (SP), três vezes por semana, a partir do dia 03 de junho.

A ligação chega para reforçar a acessibilidade aérea entre Brasil e Estados Unidos - o segundo maior emissor de turistas para o País (699.169 visitantes, em 2007), atrás apenas da Argentina. Além disso, é mercado norte-americano é de alta prioridade para o trabalho de promoção do Brasil no exterior, de acordo com recomendação do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional.

Para a presidente da Embratur, trata-se de uma excelente notícia. "Vamos abrir uma importante ligação com a costa Oeste norte-americana, que, até o momento, estava carente de um vôo direto", disse. Já Kaehlert confirma que o Brasil tem grande potencial para atrair os norte-americanos e a grande comunidade koreana no país: "Temos convicção de que o Brasil é um destino de primeira que merece um vôo de primeira", afirmou.

Operado em um Boing 777, com capacidade para 260 passageiros, o novo vôo também abre uma porta para o mercado asiático, já que a companhia oferece muitas conexões entre Américas e Ásia. São 22 destinos na China, 23 no Japão e 21 centros urbanos no sudeste asiático. "O Brasil tem um grande potencial de atração de visitantes, a começar pelas suas belezas naturais", completou Kaehlert.


Fonte: Ass. Comunicação Embratur

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Hotel Vila Galé Salvador

Hospedar-se no Hotel Vila Galé Salvador é garantia de requinte e conforto na capital baiana. O Hotel, de alto padrão, dispõe de apartamentos modernos, com vista para o mar e abriga um excelente área de lazer, toda voltada para o mar.

O Hotel Vila Galé Salvador está localizado em frente à praia de Ondina, numa das áreas nobres de Salvador. Sua localização o faz privilegiado em vários aspectos, pois além de estar à beira mar, ele tem fácil acesso aos principais pontos turísticos, shoppings centers, centro da cidade, bares e restaurantes.

O Vila Galé Salvador está a 35 minutos do Aeroporto Internacional Dep. Luis Eduardo Magalhães, a 15 minutos do Pelourinho e do Centro Comercial e a 20 Km da Praia de Itapuã. O Vila Galé Salvador, categoria cinco estrelas, é o segundo empreendimento da Rede Vila Galé no Brasil e foi inaugurado em 2004.


Reservas: (71)3263-8888 ou 0800-284-8818 (ligações grátis) / Fax: (71)3263-8800, BA.

E-mail: reservas.ssa@vilagale.com.br / Site: www.vilagale.com.br

Benchmarking - Exceléncia em Turismo

Primeiras viagens são para Rio de Janeiro e Serra Gaúcha, no Brasil, além de Portugal e Chile

São Paulo (15/04) - As inscrições para participar da edição 2008/09 do projeto de Benchmarking, executado pela Braztoa, em parceira com o Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae, terão início no dia 15 de maio, e podem ser feitas pelo site www.braztoa.com.br. O projeto, em sua terceira edição (Excelência em Turismo) e em segunda edição (Vivências Brasil), apóia a viagem técnica de micro e pequenos empresários de receptivo turístico para conhecer, em outros destinos, práticas consideradas de excelência nos segmentos em que atuam.

As primeiras viagens programadas são, em Excelência em Turismo, destinos em Portugal (turismo rural e cultural) e Chile (melhor idade), que deverão ocorrer em setembro. Na versão nacional, as viagens acontecem a partir de julho para Rio de Janeiro e Paraty (cultural) e Serra Gaúcha (cultural e rural).

Os requisitos exigidos são: a empresa estar cadastrada no Ministério do Turismo; ter ao menos três anos de atividades; e a empresa ter atuação no segmento tema da viagem, entre outros itens. No caso do candidato às viagens internacionais, ele deverá comprovar também capacitação e prática na prestação de serviços para turistas estrangeiros.

O Projeto - Braztoa, Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae uniram-se para, por meio do projeto Benchmarking — Excelência em Turismo/Vivências Brasil, acelerar o processo de melhoria da qualidade dos produtos e destinos turísticos brasileiros, observando, sob os pontos de vista estratégico e operacional, experiências de destinos nacionais consolidados (Vivências Brasil) e de referência internacional (Excelência em Turismo).

Além disso, o projeto busca fomentar o trabalho de forma segmentada pelos operadores de turismo receptivo no País e contribuir para a criação de uma rede entre os empresários participantes e para a incorporação de atributos de qualidade aos produtos turísticos promovidos nos mercados interno e externo, além de incentivar sistematicamente a implementação de melhorias nos destinos e nos empreendimentos envolvidos.

Cabe à Braztoa buscar os principais diferenciais em cada destino visitado, organizar as visitas técnicas e coordenar a participação dos empresários no projeto, de forma a contribuir para a criação de uma rede entre os participantes que facilite acesso a informações técnicas, tendências, programas institucionais e multiplique esse conhecimento aos demais empresários que atuam nos destinos brasileiros representados.

Para 2008 e 2009, estão previstas até oito viagens internacionais e 12 nacionais, num total de 20 viagens, cerca de 240 empresários apoiados e 5 mil profissionais atingidos por meio de ações de multiplicação.

Mais informações:

Adrian Alexandri

Público.Com – Consultoria em Comunicação

publico.com@uol.com.br

(11) 9902.3131

Turismo de Intercâmbio

O Ministério do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta) e Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC), realiza, dias 20 e 21 próximos, em São João del Rei, o Seminário de Apresentação do Projeto Destinos de Referência em Segmento Turístico − Turismo de Estudos e Intercâmbio. A iniciativa é parte do piloto Probei − Programa Brasileiro de Educação Internacional e tem o apoio da Universidade Federal e prefeitura de São João del Rei. O evento será aberto pelo secretário nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira, às 19h do dia 20.

O projeto objetiva desenvolver um plano de ações indutoras de desenvolvimento do setor de turismo de estudos e intercâmbio na cidade mineira de São João del Rei, que possa ser adaptado a outros destinos turísticos brasileiros. Tem como meta também formar uma rede de empreendedores para a indução dessa modalidade de turismo, em que São João del Rei se posiciona como localidade pioneira em relação às instituições de ensino, órgãos locais, governo federal, empreendedores e outras organizações do setor.

O projeto contempla a capacitação de empreendedores, para que possam alcançar maior eficácia e eficiência no segmento. Com essa ação, o Ministério do Turismo pretende desenvolver a gestão do turismo em destinos brasileiros com foco na segmentação turística, de forma sustentável, com a participação de entidades locais públicas, privadas e do terceiro setor.

Fonte: Ascom

Turismo Ètnico parceria MTur-Bahia

Brasília (15/05) – A ministra do Turismo, Marta Suplicy, participou hoje (15) de audiência na Câmara dos Deputados para debater as políticas públicas de promoção do turismo étnico afro-brasileiro. Ao lado do secretário de Turismo da Bahia, Domingo Leonelli; e da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), autora do requerimento colocado em discussão, Marta Suplicy apresentou aos parlamentares da Comissão de Turismo e Desporto as ações desenvolvidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a parceria com o Governo do Estado da Bahia de R$ 1,2 milhão para estruturação do segmento e campanhas nos Estados Unidos para incentivar a vinda de norte-americanos ao Brasil.

“Em visita a Cachoeira, interior da Bahia, presenciei a chegada de vários ônibus com turistas norte-americanos. Eles estavam em busca de nossa raiz africana, rituais religiosos, gastronomia e música. E isso a Bahia tem de sobra. Por isso, o Ministério do Turismo está investindo para que o estado qualifique sua infra-estrutura para receber bem esse público”, disse a ministra, lembrando que os investimentos de US$ 10 milhões em promoção nos Estados Unidos são para aumentar o fluxo turístico, mas que, para isso, a Bahia precisa estar preparada.

Hoje, dos norte-americanos que viajam pelo mundo, 1,2% vêm ao Brasil. Além de propaganda nos Estados Unidos, a ministra lembrou que, para atrair mais turistas dos Estados Unidos, é preciso ampliar o número de vôos para o Nordeste. “Nós temos uma possibilidade da Delta e da American Air Lines voarem para Salvador e Fortaleza. Em março, quando a Codoleezza Rice (secretária de Estado Norte-Americana) esteve no Brasil, ela disse que nos ajudaria nisso. Sem vôos é impossível alcançar nosso objetivo de aumentar o fluxo turístico dos Estados Unidos para o Brasil”, lembrou Marta Suplicy.

O secretário de Turismo da Bahia afirmou que a atenção dada pelo MTur ao segmento fortalece o fluxo turístico do estado. “O turismo étnico deveria ser o primeiro produto da Bahia e não é por falta de promoção. Salvo pela música, o mundo não ouve falar do potencial que nós temos para atrair turistas interessados em viver a cultura africana. Por isso, o convênio firmado com o Ministério do Turismo é o nosso primeiro passo para estruturar a Bahia para receber que tem interesse por esse segmento”, disse.

Para participar da audiência, foram convidadas, também, personalidades que trabalham em prol desse tema, como o diretor de Promoção de Estudos, Pesquisa e Divulgação da Cultura Afro-Brasileira do Ministério da Cultura, Antônio Pompeu; e o subsecretário de Políticas para Comunidades Tradicionais da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Alexandro Reis.

Fonte:Ass. de Comunicação

Viña Carmen a Vinícola do Ano

Um dos maiores nomes do vinho no Novo Mundo, a conceituada Viña Carmen é a mais antiga e tradicional vinícola do Chile, fundada em 1850. Seus vinhos estão sempre entre os melhores e mais premiados do país. A chilena Viña Carmen foi indicada nada menos do que oito vezes como “Vinícola do Ano” pela revista Wine&Spirits, um resultado excepcional! Também foi indicada como a “marca de melhor relação qualidade/preço” pela publicação — algo que os apreciadores brasileiros já descobriram há muito tempo.

Além dos ícones Gold Reserve e Winemaker’s Reserve, a linha Carmen Reserve traz o melhor de cada variedade chilena, incluindo verdadeiros clássicos como seu Carmenère/Cabernet Sauvignon, seu Syrah/Cabernet e seu elegante Pinot Noir. Por sua vez, a linha Classic é realmente imbatível, de incomparável relação qualidade/preço. São todos vinhos maravilhosos, que vale a pena descobrir!

Fonte: Mistral Importadora

1º Seminário de Revenue Management Hoteleiro

O FOHB - Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil e o Senac São Paulo promovem o 1º Seminário Internacional de Revenue Management Hoteleiro. O encontro acontece em 23 de junho no Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro, e discute um melhor desempenho financeiro do mercado. O evento, destinado a gestores hoteleiros, agentes de viagens e travel managers, docentes e estudantes, foi criado pelas instituições para fomentar as tendências estratégicas da área, com o objetivo de difundir a inovação mercadológica no setor e capacitar os futuros gestores.

O Revenue Management (RM) é uma estratégia de gestão do negócio, que confere uma nova forma de administração da empresa. Desenvolvido e aplicado há 20 anos nos Estados Unidos, a ferramenta foi introduzida no Brasil por companhias aéreas e está em crescimento no setor hoteleiro. Ele pode ser aplicado com ou sem sistemas informatizados, pois o elemento fundamental é o engajamento de toda equipe na nova maneira de gerir o negócio.

Os fundamentos do RM se aplicam perfeitamente a empresas prestadoras de serviços, com características de produtos perecíveis. "Um quarto de hotel, uma mesa de restaurante ou um assento de avião vazios em um final de semana são receitas perdidas, que não podem ser recuperadas", exemplifica a coordenadora da área de desenvolvimento de produtos e serviços do Senac São Paulo, Thais Carvalho Lisboa. Com a ferramenta, os gestores podem planejar as tarifas para gerar a demanda que era inexistente ou desconhecida para o produto, obtendo um resultado financeiro superior.

O seminário reunirá palestrantes internacionais, os principais especialistas brasileiros da área e representantes do setor aéreo. "Com este evento pretendemos iniciar uma mudança de cultura no mercado, projetando um prazo de 10 anos. Trata-se de um processo de sensibilização sobre a ferramenta, tendência para a área de hotelaria, já aplicada por algumas redes", diz Rafael Guaspari, presidente do FOHB.

Serviço:
Evento: 1º Seminário Internacional de Revenue Management Hoteleiro
Data: 23 de junho
Horário: 8:30 às 18:30 h
Local: Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro
Endereço: Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 Santo Amaro
Vagas: 476 pessoas
Informações: www.sp.senac.br
Fone: 0800 883 2000
Valor: R$ 100 (associados do FOHB, alunos, ex-alunos e docentes do Senac São Paulo) e R$ 200 para os demais interessados.


Mais informações:
Fohb
Telefone: (11) 3069-9484
E-mail: fohb@fohb.com.br

Fonte: Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação

A Bahia na Copa de 2014

Será que a Bahia está preparada para sediar uma das chaves do Mundial de Futebol? Para iniciar essa discussão, o Sinaenco Bahia vai realizar no dia 20 de maio, em Salvador, um evento que reunirá arquitetos, engenheiros, gestores públicos e secretários de Estado.

Tendo em mente que o grande legado da Copa de 2014 será o Brasil de 2015, "é preciso começar agora a planejar o país que queremos nesse futuro próximo", argumenta o engenheiro Claudemiro Santos Júnior, presidente do Sinaenco/BA. Equipamentos esportivos, arenas, hotéis, transporte urbano, segurança, aeroportos, energia: são muitas as necessidades que deverão ser atendidas para o êxito desse grande evento, explica Santos: "O Brasil e a Bahia não podem desperdiçar essa grande oportunidade de desenvolvimento".

Dentre os temas do seminário "Desafios da Bahia para sediar a Copa de 2014", que será realizado no auditório da Escola Politécnica da UFBA, a partir das 14:00 h, estão mobilidade urbana, infra-estrutura turística e os projetos para a nova arena.

Fonte: Mandarim Comunicação

Thomas Cook e os 135 anos do guia de trens europeos

A Thomas Cook comemora este ano 135 anos do guia European Rail Timetable e para celebrar a ocasião lança uma edição especial de 500 páginas onde constam todas as rotas que oferece em comboio e ferries na Europa, incluindo Reino Unido.Nesta edição, que pode ser adquirida através da página www.thomascookpublishing.com, está ainda incluído um resumo sobre a história desta publicação.

Esta publicação foi lançada em 1873 com o nome Thomas Cook Continental Timetable e 10 anos depois passou a ser mensal.

Actualmente, a Thomas Cook mantém esta periodicidade e publica quinzenalmente a Overseas Timetable.

Fonte: Publituris/Liliana Cunha

Câmara dos Deputados agiliza apreciação da Lei de Turismo

Brasília (14/05) – A ministra do Turismo, Marta Suplicy, participou hoje (14) de café da manhã com integrantes das Comissões de Turismo do Senado, da Câmara dos Deputados e representantes do setor turístico para destacar a importância da Lei do Turismo, que está sob apreciação do Legislativo. O texto, um marco regulatório para o setor, consolida um ambiente ideal para o desenvolvimento do turismo. São propostas medidas que visam condições favoráveis ao investimento e à expansão da iniciativa privada e, ao mesmo tempo, promovem o turismo como fator de inclusão social, meio que gera trabalho e renda.

Para Marta Suplicy, hoje há uma sobreposição de leis que prejudica o setor. “Quando existe sobreposição de leis, não há lei. Sem um marco regulatório, sem leis muito claras, não conseguimos caminhar”, afirmou. Segundo a ministra, na ausência de um texto como o agora proposto, acontecem dificuldades para organização do crédito, para o trabalho e a qualidade dos serviços.

“Precisamos ter uma linguagem comum e também indicadores confiáveis sobre a atividade turística no Brasil. Esses indicadores nós teremos a partir da aplicação da Lei do Turismo. O primeiro passo para qualquer ação que o Ministério do Turismo possa fazer é contar com diagnóstico. E, para ter isso, precisamos de uma lei que ofereça condições adequadas ao planejamento.” , acrescentou a ministra. Ela destacou ainda que todos os envolvidos na cadeia produtiva do turismo foram ouvidos na elaboração do texto da lei. “O nosso esforço, agora, é para a lei ser aprovada ainda este ano”.

Após o café, Marta Suplicy e os parlamentares reuniram-se com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e o líder de governo na Câmara, Henrique Fontana PT (RS). A ministra argumentou que já é possível ao Legislativo apreciar o projeto, que passou por diversas discussões e tem uma redação considerada consenso entre os vários segmentos que atuam na cadeia turística. O deputado Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE) explicou que apresentou requerimento de constituição de Comissão Especial para apreciação da projeto. “Sabendo como o texto foi formulado, as chances de consenso são boas e, por isso, podemos trabalhar com mais celeridade em sua apreciação”, disse Cadoca. Arlindo Chinaglia deferiu o requerimento e considerou que, “se houver condições regimentais, o projeto será levado ao plenário”.

O secretário Nacional de Políticas do MTur, Airton Pereira, afirmou que o importante é o Congresso Nacional reconhecer a unidade em torno desse projeto. “Todas as entidades do Conselho Nacional de Turismo (CNT) também participaram desse processo. Portanto, o que estamos apresentando aqui é o consenso do CNT, e também do Executivo, uma vez que o projeto passou por 10 ministérios”.

O presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – e integrante do CNT, Norton Lenhart, falou em nome dos empresários do setor: “o setor privado concorda com esse projeto. Entendemos que essa é a lei possível de ser aprovada hoje e pedimos celeridade na apreciação”.

Quinta do Monte Cabernet Sauvignon

Depois de ter ficado fora do mercado por quatro anos, a tradicional marca de vinhos Quinta do Monte volta a ocupar seu espaço entre os consumidores da bebida. O retorno da marca ao mercado vem atender a solicitações de seus fiéis consumidores. A Vinícola Cordelier acaba de lançar o vinho Quinta do Monte Cabernet Sauvignon – Safra 2006 na embalagem bag-in-box.

A grande aceitação no mercado deste novo conceito levou a empresa a lançar o vinho nesta nova embalagem. A decisão foi tomada em virtude, principalmente, do incremento no consumo de vinho em taça, além de atender a um novo estilo de vida do consumidor de vinhos.

O Quinta do Monte Cabernet Sauvignon – Safra 2006 agora pode ser encontrado nesta embalagem com 3 litros. Além de ser uma embalagem prática para armazenamento e fácil para servir, o bag-in-box pressupõe o aumento do consumo com menor custo, além de garantir as propriedades da bebida por mais tempo.

O vinho apresenta coloração rubi de média intensidade. Límpido e brilhante, expressa muito bem as características do Cabernet Sauvignon nacional. Seu aroma lembra frutas vermelhas, especialmente o morango. No paladar reforçam-se os sabores percebidos em seu aroma, com uma grande maciez, isso devido a um ótimo equilíbrio entre taninos, álcool e acidez. É um vinho particularmente indicado para acompanhar massas com molhos vermelhos como a bolognesa, além de outros pratos típicos da cozinha italiana.

Portugueses devem investir R$ 1 Bi no turismo baiano

No final de semana, foi realizado o II Seminário de Oportunidades de Negócios promovido pela Câmara Portuguesa de Comércio no ‘Brasil-Bahia’ da Praia do Forte. O evento comprovou que a boa terra é um dos principais destinos para investimentos portugueses no Brasil. Nos próximos três anos, cerca de R$ 3 bilhões deverão ser aplicados em diversos projetos, um terço deste valor no setor turístico.

Com cerca de 450 participantes, grupos empresariais portugueses e brasileiros deram grande significado para o seminário. Foram homenageados, o embaixador de Portugal, Seixas da Costa, e os presidentes da construtora portuguesa Lena, António Barroca, e da empreiteira brasileira Bento Pedroso-Odebrecht, André Amaro.

O grupo Lena deverá anunciar, em breve, investimento de US$ 220 milhões em um resort no litoral norte do estado, junto ao rio Jacuípe. Outros investimentos que vem merecendo atenção do governo do estado na solução de questões ambientais correspondem ao resort Warapuru, da família Vaz Guedes, em Itacaré, e um hotel de bandeira Hilton, da empresa portuguesa Imocon, em frente ao Mercado Central, em Salvador

Fonte: BrasilTuris Jornal

terça-feira, 13 de maio de 2008

Chile e Peru crescem como emissores Brasil

Em 2007, exatos 5.025.834 visitantes internacionais escolheram o Brasil como destino turístico. Desses, Chile e Peru tiveram um crescimento expressivo em relação a 2006. Os chilenos saltaram de 176.357 visitantes para 260.430 no ano passado, 47,67% mais. Já os peruanos registraram um incremento de 50,52% ao atingir, em 2007, 96.336 pessoas, frente a 64.002, no ano anterior.

Os dados fazem parte do Anuário Estatístico da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), levantamento que detalha origem e meio de acesso dos turistas estrangeiros no Brasil, publicado hoje (12) no Portal Brasileiro do Turismo, na área "Dados e Fatos" (www.turismo.gov.br/dadosefatos).

Para a presidente da Embratur, Jeanine Pires, o desempenho dos mercados vizinhos se explica pela acessibilidade aérea. "Houve um reforço importante na oferta de vôos internacionais entre esses países e o Brasil no ano passado", avalia. E acrescenta um contexto próprio da atividade: "No turismo, os países vizinhos são os principais clientes e a América do Sul foi o nosso maior mercado ao longo de décadas".

Outro dado revelado pelo anuário mostra que América do Sul e Europa praticamente empataram no envio de turistas estrangeiros no ano passado. Enquanto os sul-americanos lideraram o ranking, com 1.906.451 pessoas, os europeus registraram 1.906.078 - uma diferença de apenas 373 turistas. Juntos, os dois blocos foram responsáveis por 75,85% dos visitantes internacionais no País em 2007.

"Ocorre que, desde 2003, a Europa se tornou um importante emissor de turistas para o Brasil com o estabelecimento de novos vôos diretos, especialmente para o Nordeste, que passou a ser um grande portão de entrada internacional", comenta José Francisco de Salles Lopes, diretor de Estudos e Pesquisas da Embratur.

A divisão entre os dois blocos se reflete no ranking dos dez países que mais enviaram turistas ao País. São quatro sul-americanos (Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai) e cinco europeus (Portugal, Itália, Alemanha, França e Espanha). A exceção fica por conta dos Estados Unidos, que, atrás dos 920.210 turistas da Argentina em 2007, historicamente se mantém como o segundo maior emissor, com 699.169.

Já no bloco europeu, destacaram-se Inglaterra, que enviou 176.948 visitantes (4,3% superior a 2006) e França, com 254.367 turistas (2,1% mais que no ano anterior).

Projeto Bandeira 2008

Dar subsídios aos agentes de viagens, por meio de workshops, e reforçar os resorts como uma nova opção de destino são os objetivos primordiais do Projeto Bandeira 2008. Este ano, a iniciativa, que tem parceira da Resorts Brasil e do Ministério do Turismo, é amparada, também, no projeto Viaje Mais Melhor Idade, do governo Federal.

Somente no mês de abril, o Projeto Bandeira ofereceu workshop a mais de 470 agentes de viagens de cidades da Região Sul. A segunda etapa, que acontece de 13 a 15, treinará 720 profissionais em São Paulo, Santo André, Santos e São José dos Campos.

No segundo semestre, em agosto, será a vez de Brasília, Goiânia, Uberlândia e Uberaba receberem o projeto. No mês de setembro, a cidade de São Paulo será contemplada. Já em outubro, os treinamentos de agentes de viagens seguirão para Vitória, Juiz de Fora, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. No último mês, em novembro, Jundiaí, Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto terão os workshops do Projeto Bandeira.

Para este ano, a Resorts Brasil espera fomentar o setor de resorts no País durante a baixa temporada, buscando no projeto Viaje Mais Melhor Idade incluir um novo tipo de turista nos empreendimentos de alto-padrão: aposentados, idosos e pensionistas, uma fatia de público que geralmente não tem condições de usufruir dos serviços de um resort.

Para isso, além dos workshops para agentes de viagens, o Projeto Bandeira 2008 conta com uma forte ação de marketing dos resorts associados à Resorts Brasil. Uma ação promocional de 15 dias nos principais shoppings das cidades atendidas pela iniciativa. Nos estandes, além de promoverem o resort, há sempre pessoal qualificado a esclarecer dúvidas sobre hospedagens e pacotes dos interessados em realizar viagens turísticas pelo País.

Sobre o Viaje Mais Melhor Idade: O projeto Viaje Mais Melhor Idade foi lançado ano passado pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, e tem como fundamento principal fomentar o turismo doméstico na baixa temporada, dando condições a públicos específicos, como idosos, aposentados e pensionistas, de usufruir de maneira mais barata todas as maravilhas naturais contidas no território brasileiro, além de toda a imensa rede hoteleira do País.

Fonte: En Foco ass de Comunicação


Programa Turismo 100%

O secretário Executivo do Ministério do Turismo, Luiz Barreto, anuncia amanhã (14), às 14h, em Brasília, no auditório Térreo do MTur, a liberação de R$ 9 milhões para o "Programa Turismo 100%". O objetivo é desenvolver programas de certificação de sistemas de gestão da sustentabilidade em meios de hospedagem e de segurança no turismo de aventura.

O “Programa Turismo 100%” , de alcance nacional, propõe ainda incentivar a competitividade de todos envolvidos na cadeia produtiva do Turismo. É uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, tendo como executor o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e apoio do Inmetro.

Fonte: ass. Comunicação do MTur

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Grupo Pestana no Uruguai

O Grupo Pestana, nº1 da hotelaria portuguesa, é um dos quatro candidatos à recuperação do Hotel Casino Carrasco, unidade emblemática da capital uruguaia, Montevideu. Este é um dos projectos em que o grupo liderado por Dionísio Pestana está a trabalhar na América Latina, região pela qual está a mostrar “grande apetência”, já que além de inaugurar quarta-feira o seu primeiro hotel na Venezuela, em Caracas (na foto), é referido o seu interesse em implantar-se em Cuba, no Chile, no Peru e no Panamá.
“Será o nosso Palácio Valle Flôr, versão Uruguai”, disse recentemente ao PressTUR o presidente do grupo, Dionísio Pestana, sobre o projecto que o grupo apresentou para se candidatar à recuperação do Hotel Casino Carrasco.
Dionísio Pestana avançou ainda que o projecto prevê uma unidade hoteleira com 135 quartos, o casino, um spa e salas conferências.
A entrega das propostas à recuperação do hotel de Montevideu decorreu até às 14h30 (hora local) de ontem e aí o grupo português confirmou que tem concorrência de mais três grupos, a norte-americana Hyatt, a francesa Accor e a grega Tsakos.
A informação oficial refere que a municipalidade de Montevideu recebeu também propostas da Dongara Investments Inc., da Endofix S.A. e da Bahía Verde S.A.
O concurso diz respeito à concessão do uso do edifício para a sua exploração como “hotel de alto nível, da melhor categoria possível permitida pela sua estrutura”, bem como “a concessão da gestão da sala de jogos do Casino Municipal que funciona no hotel”.
O concurso prevê que os candidatos incluam serviços conexos complementares do hotel, designadamente restaurantes, espaços de lazer, salas de festas, centro de convenções, equipamentos desportivos, spa, e salas de espectáculos.
Uma das regras do concurso é que o casino não poderá ocupar mais de 20% do empreendimento, indicando que esta limitação evidencia a vontade da municipalidade de que a prioridade seja dada à actividade hoteleira e que a proposta vencedora “contribua para a captação de certos sectores do turismo internacional” e reforce o posicionamento de Montevideu na região.
A informação oficial indica ainda que, neste sentido, a avaliação da proposta de recuperação arquitectónica vale 40 dos 100 pontos de classificação máxima, 30 dos quais relativos ao projecto de restauração, e que ainda que o aspecto “da integração com a envolvente” vale 5%.
“Isto demonstra a importância que a IMM [Intendência Municipal de Montevideu] quer dar ao resgate de um edifício que constitui parte do património cultural da cidade”, salienta a informação da comunicação, que reforça que na avaliação das propostas não se trata só de quem oferece mais contrapartidas financeiras pela concessão.

Catussaba Resort


A natureza deu Itapuã à cidade, com todo seu esplendor, sua beleza incomparável. A Bahia deu à Itapuã o canto, o talento e a paixão de Vinícius, Caymmi, Caribé, Calazans, Caetano. Itapuã, como ninguém, ajudou a colocar a Bahia em lugar de destaque no cenário internacional. Um lugar assim, com tantas virtudes precisava assumir definitivamente sua vocação turística e sua condição de promotora de prestígio para a Bahia. Desses fatos básicos nasceu o sonho de se construir o CATUSSABA RESORT HOTEL, um empreendimento com tal padrão de qualidade que, ao perfil de um Resort ecológico, soma também as características de um Resort para executivos de alto nível.


Catussaba, o Resort de Salvador, com todo o requinte de um Resort de luxo e o único com acesso direto e exclusivo à areia da praia de Itapuã, tem denominação de origem Tupy-Guarani, cujo significado se traduz: CATUSSABA - Bondade, Boa saúde.


Tudo no CATUSSABA RESORT HOTEL é panorâmico. A começar pelos 256 apartamentos, incluindo suítes, todos com redes na varanda. No centro da área externa do resort, quatro piscinas interligadas com 500 metros quadrados de lâmina d’água, sugere um gostoso drink com os amigos, e se o desejo for, apenas, uma saudável caminhada, acompanhada de um mergulho nas águas transparentes de Itapuã, basta descer alguns degraus para satisfazer essa vontade.


O Resort possui uma infra-estrutura sólida e moderna com ar-condicionado central, room service 24 hs, rampas e apartamentos para portadores de necessidades especiais, central telefônica, internet a cabo e were lefs, cofres individuais e tudo que você necessita para desfrutar de todo o conforto e modernidade. Construído com características ecológicas, preservou-se o contato estreito com a natureza, chamando atenção para o cuidado delicado pelo CATUSSABA RESORT HOTEL à sua gastronomia, que criou ambientes aconchegantes e panorâmicos para se apreciar as iguarias da terra. São dois restaurantes, com vista para o mar e piscina, à disposição do público: o Panorâmico Nautillus, com ar condicionado central e o aconchegante Tropical, com varanda para o gramado e jardins. Ambos oferecem cozinha típica baiana e internacional.


Catussaba Bussines


sábado, 10 de maio de 2008

Salvador entre as 50 Top do Mundo

AICCA (International Congress and Convention Association), mais importante entidade mundial do setor, acaba de divulgar a lista das cidades que mais receberam eventos internacionais em 2007. O Brasil fez jus ao 8º lugar que conquistou no ranking geral de países: oito localidades figuram entre os destinos preferidos para a realização de eventos internacionais.

A lista divulgada pela ICCA contempla as cidades que receberam em 2007 pelo menos cinco eventos internacionais que cumprem as exigências da entidade. A lista completa, que inclui as cidades brasileiras que sediaram até quatro eventos, deve ser divulgada em junho.

Com 61 eventos, São Paulo ficou em 23º lugar no ranking e é, pela segunda vez consecutiva, a cidade das Américas que mais recebe eventos internacionais, ficando à frente de Nova York, Vancouver, Montreal, Chicago e Buenos Aires.

Rio de Janeiro (em 39º lugar com 37 eventos), Salvador (em 50º lugar com 27 eventos), Porto Alegre (em 135º lugar com 10 eventos), Florianópolis (em 150º lugar com 9 eventos), Foz do Iguaçu - PR e Ouro Preto - MG (ambas em 208º lugar com 6 eventos) e Campinas - SP (em 244º lugar com 5 eventos) são as demais cidades brasileiras a figurar na lista de destinos preferidos mundialmente para a realização de eventos internacionais.

"O resultado mostra a importância do trabalho dos convention bureaux locais na captação dos eventos e reforça a nossa convicção de que a soma de esforços entre os poderes público e privado qualifica e fortalece o Brasil como destino turístico competitivo internacionalmente", afirma Jeanine Pires, presidente da Embratur.

Fonte: Ass. Comunicação da Embratur

Selo de qualidade em Pernambuco

Até o início do próximo ano, os espaços turísticos de Pernambuco poderão receber uma espécie de selo de certificação atestanto o cumprimento de diretrizes que estão sendo criadas pela Comissão de Estudos de Sistema de Gestão da Segurança, do Comitê Brasileiro de Turismo, vinculado à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A notificação de garantia será executada por empresas que irão inspecionar estabelecimentos, a pedido dos donos desses espaços.

Quem garantiu o início do procedimento foi a coordenadora da Comissão que orienta os trabalhos do setor, Sílvia Basile, também à frente da Organização Não-Governamental (ONG) Associação Férias Vivas. Ela acredita que, caso o trade turístico do Estado opte por solicitar a normatização, Pernambuco deverá saltar alguns degraus e sair do quarto lugar no ranking dos destinos mais procurados do Nordeste. A profissional falou sobre o assunto durante o Congresso Nacional de Direito do Consumidor, que iniciou ontem e vai até o dia 10, cujo tema é Segurança e Prevenção de Acidentes de Consumo em Turismo.

De acordo com Sílvia, com o selo, estará garantido o crescimento econômico do setor, a curto e médio prazos. “Sabemos que, se o turista confirmar a segurança do espaço onde ficou hospedado, pode chegar a pagar de 20% a 30% a mais pelo pacote”, informou.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE), José Otávio Meira Lins, confirmou a necessidade do selo para passar credibilidade. “Em 1992, conseguimos fazer com que o sistema de estrelas se tornasse facultativo. Espero que essa certificação seja criteriosa”.

Fonte: Folha PE

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Programação Més das Mães do Costa do Sauípe


A Costa do Sauípe, um dos principais destinos turísticos do Brasil, promove programação especial para o mês de maio. Entre as atrações, em comemoração ao Dia das Mães, o empreendimento realizará no próximo dia 10, show exclusivo com a diva da MPB Gal Costa. A apresentação, que terá inicio às 21 horas, acontecerá em espaço especial em frente ao hotel Costa do Sauípe Conventions. Após a performance da artista, o local será transformado em uma casa noturna, no repertório flash back com musicas que marcaram épocas.

Outro destaque, que acontece durante o mês, é a primeira etapa do campeonato Litoral Norte Bahia Match-Play 2008, destinado aos fãs e praticantes de golf. Eles terão a oportunidade de mostrar todo o seu conhecimento e aptidão. A competição dividida em seis fases, terminará no dia 30 de agosto. A iniciativa acontece no Sauípe Golf Links. Para participar os interessados devem fazer inscrição pelo telefone (71) 2104-8523. A taxa é de 140,00 (já incluso carrinho de golf compartilhado).

Além disso, durante todos os dias, neste mês, os visitantes poderão praticar atividades esportivas, na Praia da Oca, entre eles as modalidades futebol e vôlei de praia e frescobol e, também, participar de caminhadas, alongamentos; aulas de surf, capoeira e axé. No local ainda serão preparados atividades especiais para o período.

Na Praia da Oca, às segundas e sextas-feiras, a partir das 12h30, acontece o Momento Praia da Oca, direcionado para crianças e adultos, inclui atividades em família como arremesso de coco a distância e corrida do caranguejo; já às terças-feiras, às 12h30, pais e filhos participam do Concurso de Pipas; às quartas-feiras, às 10h30, é dedicada ao Momento Ecológico, em parceria com o projeto Tamar (Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas), os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a preservação da espécie; às quintas-feiras, às 10h30, ocorre o Momento Cultural, onde o hospede aprende sobre a rotina dos moradores locais, entre elas jogar tarrafa (pesca realizada com rede na beira da praia) e demonstração de técnica para subir em coqueiros, aos sábados são realizados os torneios esportivos de vôlei e futebol de praia e frescobol com direito a entrega de medalhas.

Já a programação da Vila Nova da Praia (centro de lazer e entretenimento, onde acontecem shows, performances artísticas e as oficinas de artesanato), contará com atividades especiais, de segunda a domingo, a partir das 21h30, onde serão realizadas as festas temáticas, entre eles a noite Baiana; Junina; Tropical; Flash Back; Samba e Axé. O espaço ainda possui bares, restaurantes, butiques, banco, correio, lojas de artesanato e decoração, agências de turismo, entre outros estabelecimentos.

Ingressos: Os hóspedes do empreendimento têm acesso livre. Já os visitantes podem usufruir do Night-Pass (ingressos dão acesso ao empreendimento a partir das 19h), por R$ 30,00. Ou do Day-Pass, por R$ 50,00, das 8 às 23h. Para o show da Gal Costa os hóspedes devem consultar sua agência de viagem ou operadora.

CDICOM/Paula Teles