Primeiras viagens são para Rio de Janeiro e Serra Gaúcha, no Brasil, além de Portugal e Chile
São Paulo (15/04) - As inscrições para participar da edição 2008/09 do projeto de Benchmarking, executado pela Braztoa, em parceira com o Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae, terão início no dia 15 de maio, e podem ser feitas pelo site www.braztoa.com.br. O projeto, em sua terceira edição (Excelência em Turismo) e em segunda edição (Vivências Brasil), apóia a viagem técnica de micro e pequenos empresários de receptivo turístico para conhecer, em outros destinos, práticas consideradas de excelência nos segmentos em que atuam.
As primeiras viagens programadas são, em Excelência em Turismo, destinos em Portugal (turismo rural e cultural) e Chile (melhor idade), que deverão ocorrer em setembro. Na versão nacional, as viagens acontecem a partir de julho para Rio de Janeiro e Paraty (cultural) e Serra Gaúcha (cultural e rural).
Os requisitos exigidos são: a empresa estar cadastrada no Ministério do Turismo; ter ao menos três anos de atividades; e a empresa ter atuação no segmento tema da viagem, entre outros itens. No caso do candidato às viagens internacionais, ele deverá comprovar também capacitação e prática na prestação de serviços para turistas estrangeiros.
O Projeto - Braztoa, Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae uniram-se para, por meio do projeto Benchmarking — Excelência em Turismo/Vivências Brasil, acelerar o processo de melhoria da qualidade dos produtos e destinos turísticos brasileiros, observando, sob os pontos de vista estratégico e operacional, experiências de destinos nacionais consolidados (Vivências Brasil) e de referência internacional (Excelência em Turismo).
Além disso, o projeto busca fomentar o trabalho de forma segmentada pelos operadores de turismo receptivo no País e contribuir para a criação de uma rede entre os empresários participantes e para a incorporação de atributos de qualidade aos produtos turísticos promovidos nos mercados interno e externo, além de incentivar sistematicamente a implementação de melhorias nos destinos e nos empreendimentos envolvidos.
Cabe à Braztoa buscar os principais diferenciais em cada destino visitado, organizar as visitas técnicas e coordenar a participação dos empresários no projeto, de forma a contribuir para a criação de uma rede entre os participantes que facilite acesso a informações técnicas, tendências, programas institucionais e multiplique esse conhecimento aos demais empresários que atuam nos destinos brasileiros representados.
Para 2008 e 2009, estão previstas até oito viagens internacionais e 12 nacionais, num total de 20 viagens, cerca de 240 empresários apoiados e 5 mil profissionais atingidos por meio de ações de multiplicação.
Mais informações:
Adrian Alexandri
Público.Com – Consultoria em Comunicação
(11) 9902.3131
