19/05/2008
Inverno ganha aromas e sabores mais
encorpados no Vale dos Vinhedos
Com a aproximação do inverno, o Vale dos Vinhedos, localizado entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, na Serra Gaúcha, começa a ganhar novos atrativos. Além do frio que deixa a paisagem ainda mais parecida com um cenário europeu, as cantinas, queijarias, restaurantes, hotéis e pousadas da região já preparam opções para agradar aos mais exigentes gostos.
O principal atrativo desse roteiro de prazeres, cores e sabores é, sem dúvida, o vinho. No inverno começam a ser lançados os primeiros vinhos da safra 2008. São os vinhos jovens indicados para quem aprecia aromas mais leves. Mas, para quem prefere sabores encorpados, há os vinhos mais envelhecidos como os da excepcional safra 2005, que já estão à mesa do consumidor. E, para quem quer aprofundar um pouco seus conhecimentos sobre a ‘bebida dos deuses’, há os cursos de degustação de vinhos e espumantes promovidos por diversas cantinas da região.
Além de oferecerem vinhos reconhecidos internacionalmente, as vinícolas do Vale dos Vinhedos vêm apostando em novas variedades de uvas para elaborar sua mais nobre bebida. Oportunidade para quem gosta de novidades sem abrir mão da qualidade. Nas mais de 30 vinícolas da região, além de vinhos das tradicionais castas Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay já é possível degustar varietais de cultivares introduzidas a pouco tempo no Vale, como as tintas Carmenère, Teroldego, Marselan e Egiodola e as brancas Semillon e Prosecco.
Com uma ampla estrutura de atendimento ao turista, o Vale dos Vinhedos conta também com outros pontos fortes para encantar o visitante. A farta gastronomia é um deles. No local é possível apreciar a grande variedade de pratos típicos da culinária italiana e também ampliar o roteiro para conhecer e saborear receitas cuidadosamente preparadas da gastronomia internacional. Pratos como sopa de capeletti, massas com molhos diversos, polenta na chapa, frango assado, salame frito e fortaia são servidos em porções generosas, enchendo as mesas de aromas e sabores. Em vários estabelecimentos o atendimento é personalizado e ainda é possível conferir pessoas da própria comunidade trabalhando no preparo de pratos como a polenta e o capeletti.
Pontos turísticos também não faltam no Vale dos Vinhedos. A começar pela paisagem coberta por parreirais que trocam suas cores e nuances a cada nova estação. Exemplares da religiosidade dos imigrantes italianos que povoaram o Vale dos Vinhedos podem ser conferidos nos diversos capitéis encontrados ao longo do caminho. A cultura italiana está fortemente representada na arquitetura de casas, vinícolas e pousadas da região e é resgatada em espaços como o Memorial do Vinho e a Casa do Filó, localizados no acesso de entrada do Hotel Villa Michelon.
Fonte: Conceito.com
