quarta-feira, 7 de maio de 2008

MTur deu o primeiro paso rumo a Copa 2014

O Ministério do Turismo realizou no Sofitel Rio de Janeiro o Seminário Internacional: Perspectivas e Desafios para o Turismo - Copa de 2014, com o objetivo de avaliar desafios e oportunidades que o Brasil tem pela frente com a organização da Copa do Mundo de 2014. Este é o primeiro passo para orientar o setor turístico a se organizar.

Na ocasião a ministra do Turismo, Marta Suplicy, e o diretor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Bianor Cavalcante, com a presença do presidente do Fornatur, Bismark Maia, do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e do secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinaram um convênio no valor de R$ 865,8 mil para a realização de um estudo sobre as 18 cidades candidatas a sede e sub-sedes dos jogos da Copa. A pesquisa utilizará informações do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento do Turismo.

A expectativa inicial de incremento do fluxo turístico no Brasil durante o período da Copa do Mundo de 2014 é de aproximadamente 500 mil visitantes estrangeiros, ou seja um aumento de 10% no fluxo atual. Segundo dados da Fifa, a Copa do Mundo atrai cerca de 30 milhões de telespectadores.

"Temos uma excelente oportunidade para discutir como aproveitar essa oportunidade. Estamos de certa forma avançados em relação a outros países sede de Copas do Mundo. Começamos a nos planejar com sete anos de antecedência", disse Ricardo Teixeira.

"Estamos começando a preparar o time do turismo para disputar o maior jogo de todos. A ordem do MTur é uma só: planejar para termos êxito. O nosso objetivo é tornar o País referencia mundial na realização de grandes eventos e uma Copa do Mundo exige principalmente qualificação internacional dos destinos e dos serviços oferecidos", afirma Marta Suplicy. A ministra destacou ainda a necessidade de investimentos em sinalização turística, receptivo adequado, e de dotar as cidades de infra-estrutura viária, para facilitar a mobilidade e acessibilidade dos visitantes. Ela acredita que até 2014 deverá estar concluído o projeto do trem-bala ligando o Rio e São Paulo, e na otimização da malha aérea no País. "Estaremos investindo R$ 6 bilhões em infra-estrutura de transporte nos próximos anos", disse Marta.

A ministra informou na ocasião que vai entregar um estudo da Associação Brasileira da Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar) ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre as necessidades e a importância de se desenvolver linhas aéreas regionais no País. A ação faz parte do planejamento do Ministério do Turismo visando inclusive a Copa do Mundo de 2014. "As empresas aéreas regionais são essenciais para o desenvolvimento do turismo regional e interno, e os turistas que vierem ao País para acompanhar a Copa precisarão dessa alternativa para se deslocar", disse a ministra.


Fonte: Abih Nacional