sábado, 10 de maio de 2008

Selo de qualidade em Pernambuco

Até o início do próximo ano, os espaços turísticos de Pernambuco poderão receber uma espécie de selo de certificação atestanto o cumprimento de diretrizes que estão sendo criadas pela Comissão de Estudos de Sistema de Gestão da Segurança, do Comitê Brasileiro de Turismo, vinculado à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A notificação de garantia será executada por empresas que irão inspecionar estabelecimentos, a pedido dos donos desses espaços.

Quem garantiu o início do procedimento foi a coordenadora da Comissão que orienta os trabalhos do setor, Sílvia Basile, também à frente da Organização Não-Governamental (ONG) Associação Férias Vivas. Ela acredita que, caso o trade turístico do Estado opte por solicitar a normatização, Pernambuco deverá saltar alguns degraus e sair do quarto lugar no ranking dos destinos mais procurados do Nordeste. A profissional falou sobre o assunto durante o Congresso Nacional de Direito do Consumidor, que iniciou ontem e vai até o dia 10, cujo tema é Segurança e Prevenção de Acidentes de Consumo em Turismo.

De acordo com Sílvia, com o selo, estará garantido o crescimento econômico do setor, a curto e médio prazos. “Sabemos que, se o turista confirmar a segurança do espaço onde ficou hospedado, pode chegar a pagar de 20% a 30% a mais pelo pacote”, informou.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE), José Otávio Meira Lins, confirmou a necessidade do selo para passar credibilidade. “Em 1992, conseguimos fazer com que o sistema de estrelas se tornasse facultativo. Espero que essa certificação seja criteriosa”.

Fonte: Folha PE