A ministra do Turismo, Marta Suplicy, estará na China entre os dias 20 e 28 de março para promover o Brasil como destino turístico. Também acompanhará os preparativos para os jogos olímpicos, tendo em vista o interesse do Brasil em se preparar para a Copa de 2014. No roteiro da viagem estão previstas reuniões com o vice-presidente da Administração Nacional de Turismo da China (China National Tourism Administration - CNTA), Du Jiang, com o vice-presidente Executivo do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Beijing Olympic Committee for the Games of XXIX Olympiad - BOCOG), Yang Shu'an, e com a vice-presidente Senior da Air China, Zhang Lan. Marta também participará do Seminário de Promoção do Destino Brasil - 'Brazil: Get to Know and Become a Fan'.
Antes e durante as Olimpíadas, o Ministério do Turismo realizará ações para divulgar o Brasil aos chineses. Serão seminários e rodadas de negócios com os operadores e agentes de viagens locais. Durante os jogos, será montada a 'Casa Brasil', um espaço com exposição de produtos brasileiros e criação de um ambiente para a realização de negócios.
'Os principais desafios a serem enfrentados para atrair turistas chineses são a distância geográfica e a falta de material de divulgação em mandarim. Por isso, recentemente, a Embratur editou o Guia de Destinos Turísticos Brasileiros em mandarim para atender a este público. Além disso, as ações para atrair estes turistas serão focadas no gosto que os chineses têm pela natureza, pela música e pelas festas populares do Brasil', explica a ministra do Turismo, Marta Suplicy.
O mercado de turismo emissivo Chinês tem se caracterizado por apresentar um intenso crescimento nos últimos anos. O número de turistas saltou de 9 milhões, em 1999, para 34,5 milhões em 2006, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). Ainda de acordo com a OMT, a expectativa é que a China se torne o quarto país emissor de turistas em 2020, ficando atrás apenas de Alemanha, Japão e EUA. (Redação – InvestNews
Fonte: Gazeta Mercantil
