A ministra do Turismo, Marta Suplicy, participou na manhã desta terça-feira (18/08), em São Paulo, da abertura do VI Fórum Panrotas, evento que discute temas estratégicos para o mercado de turismo, e que tem a Copa de 2014 entre os destaques deste ano. Durante seu discurso, para mais de mil profissionais da cadeia produtiva do turismo, a ministra fez uma análise do crescimento econômico do país e do setor. Observou o aumento do PIB (Produto Interno Bruto), que registrou o dobro da taxa média de expansão dos últimos 10 anos. Foi um aumento de 5,4%, em relação a 2006.
Segundo a ministra, dos 27 setores industriais pesquisados pelo IBGE, 21 tiveram aumento de produção na comparação com 2006. Nesse cenário, Marta Suplicy apontou que o turismo conseguiu se destacar consolidando a posição de quarto item mais importante na geração de divisas para o país. Um lugar conquistado no ano passado.
O bom desempenho da economia tem gerado empregos e inclusão social. Em 2007, o número de empregos no país cresceu 31,6% em relação a 2006. No turismo, o percentual foi 23,5%, índice apurado na IV Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet) - levantamento realizado FGV/Ebape e encomendada pelo Ministério do Turismo/Embratur. Os resultados da Pacet foram anunciados na segunda-feira pela ministra do Turismo, em coletiva de imprensa na FGV-RJ. Além de empregos, verificou-se nesse levantamento, citado pela ministra na abertura do Panrotas, que o faturamento das empresas turísticas também apresentou aumentou de 14,8%.
Ao lado do crescimento econômico e da geração de empregos, mais um ponto de destaque no discurso da ministra foi a importância da qualificação de mão-de-obra, que avançou muito nas ações do MTur em 2007: "Saímos da média de R$ 9 milhões, para R$ 42 milhões investidos no segmento em 2007". Quanto às ações para melhorar a infra-estrutura turística, Marta Suplicy observou que, do orçamento de R$ 1,7 bilhão do MTur, realizado no ano passado, R$ 1,1 bilhão foi destinado a investimentos em obras de infra-estrutura.
"Com esse cenário de crescimento econômico, investimentos no turismo, e com a possibilidade de o mercado oferecer preços competitivos, reduzindo ainda mais o custo das viagens, o consumidor poderá viajar mais. E, assim, estamos indo para onde queremos caminhar, ou seja, para o turismo de massa. Turismo tem rumo, planejamento e ousadia", disse a ministra.
Fonte: Ass. Comunicação MTur
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