terça-feira, 25 de março de 2008

Normas técnicas de Turismo

Desde o dia 11 de março, profissionais do trade turístico e o público em geral podem acessar gratuitamente, pela Internet, 57 normas técnicas do setor, incluindo 15 normas do turismo de aventura. A iniciativa é fruto de acordo firmado entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e o Ministério do Turismo, e prevê a disponibilidade de consulta e leitura pública das normas na íntegra pelo período de um ano. O objetivo é prover aos empreendimentos turísticos mais uma ferramenta para enquadramento nas especificações técnicas das normas, possibilitando a oferta de serviços de maior qualidade aos turistas, realizados por profissionais capacitados, além de maior segurança nas atividades desenvolvidas.

O acordo foi oficializado pela Ministra do Turismo, Marta Suplicy, e pelo presidente da ABNT, Pedro Buzzatto Costa, em cerimônia realizada na sede da Associação, em São Paulo. A parceria também prevê que a ABNT passe a representar o Brasil, exceto no âmbito governamental, em fóruns nacionais, regionais e internacionais de normalização e junto à International Organization for Standardization - ISO.

O Instituto de Hospitalidade atua como Secretaria Técnica do Comitê Brasileiro de Turismo da ABNT, auxiliando o desenvolvimento das normas técnicas para o setor, inclusive para as atividades de turismo de aventura. Das 57 normas disponibilizadas, 33 foram produzidas pelo IH, e migradas para a ABNT em 2004, compreendendo a maioria das competências de pessoal do setor, que vão desde atividades de garçom até de gerente de agência de viagens, passando por atividades distintas como maître, chefe executivo de cozinha, entre outras. O IH também atuou como Secretaria Executiva para o desenvolvimento das 15 normas de turismo de aventura ora acessíveis, que visam orientar operadoras e condutores para a prática segura e responsável da atividade.

Atualmente, o IH é o único órgão certificador brasileiro para o setor do turismo. Um dos seus programas, o Bem Receber, qualifica e prepara profissionais e pequenos meios de hospedagem para a certificação, ao mesmo tempo em que incentiva as boas práticas do turismo e a gestão sustentável.

As 57 normas técnicas disponibilizadas pela ABNT podem ser acessadas através do site Normalização em Turismo (www.abntnet.com.br/mtur). Para acessá-las, basta preencher um pequeno cadastro após identificar-se como pessoa física ou jurídica. Vale salientar que as normas estão disponíveis na íntegra, e podem ser lidas e impressas, mas não é possível baixá-las através de download.
Fonte:wwwhospitalidade.org.br