segunda-feira, 24 de março de 2008

Segmentação do Turismo no Mtur

O Ministério do Turismo, por meio do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, promoverá no dia 26 de março, em São Paulo, no Hotel Novotel Jaraguá, o I Encontro Nacional de Segmentação do Turismo. O encontro terá como foco a divulgação das prioridades nos segmentos turísticos trabalhados pelo MTur: Sol e Praia, Negócios e Eventos, Rural, Cultural, Estudos e Intercâmbio, Ecoturismo, Pesca, Aventura e Náutico.

O encontro tem o objetivo de proporcionar oportunidades para que órgãos oficiais de turismo, entidades e profissionais ligados ao setor possam debater em conjunto a importância da segmentação como estratégia no desenvolvimento de negócios. Na oportunidade, também será lançada a publicação "Segmentação do Turismo - Orientações Básicas", conjunto de nove livretos relacionados a cada um dos segmentos trabalhados pelo MTur.

A segmentação é a forma de organizar o turismo para fins de planejamento, gestão e mercado por meio dos programas Vivências Brasil, Economia da Experiência, Rede de Cooperação para a Roteirização, Caravana Brasil, Vai Brasil, Viaja Mais Melhor Idade e Salão do Turismo. São ações que visam qualificar, fortalecer e consolidar o turismo, ajudando toda a cadeia produtiva do setor a agregar valor aos produtos turísticos e incentivar a comercialização de pacotes.

O secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Airton Pereira, fará a abertura do evento, que tem público estimado de 200 participantes, entre gestores públicos, empresários e associações ligadas ao turismo. O I Encontro Nacional de Segmentação conta também com a colaboração da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

Fonte: Ass. Comunicação MTur