quarta-feira, 30 de abril de 2008

Aquapura assume gestão do Warapuru

O Warapuru, empreendimento em Itacaré, Bahia, Brasil, lançado pela família Vaz Guedes, vai mudar a designação para Aquapura Itacaré e passa a estar integrado na rede de unidades de luxo Aquapura, revelou ao PressTUR a responsável de Vendas e Marketing do grupo português, Sofia Brandão.

"Já está completamente definido que a Aquapura vai ser a entidade gestora do Warapuru", afirmou a executiva, acescentando que o hotel deverá abrir "em finais de 2008".

As obras para o hotel estão a decorrer e o novo Aquapura Itacaré vai dispor de 40 bungalows com piscina privada e 17 villas, entre dois e seis quartos. O hotel vai ter ainda um restaurante, um beach club e um Spa com 1.500 metros quadrados, gerido pelo Aquapura, referiu ainda a responsável. A decoração do hotel ficará a cargo de Anouska Hempel.

A seguir à Bahia, está prevista a abertura de dois resorts de cidade, um na capital da República Checa, Praga, e outro na capital da Hungria, Budapeste.

A rede tem ainda projectos para o Ceará, no Brasil, e para o Alentejo.

Fonte: Presstur

A Air Europa cancela Rio e sinaliza Recife

A companhia espanhola Air Europa, do grupo Globalia, deixa de voar entre Madrid e o Rio de Janeiro a partir de 9 de Maio, rota em que estava a operar três vezes por semana, e anuncia que pretende começar a voar entre a capital espanhola e Recife, noticia hoje o “Panrotas” online (www.panrotas.com.br).

A notícia diz que o abandono da rota do Rio de Janeiro se deve à baixa ocupação dos voos, “que tem chegado a 30%”.

A Air Europa, prossegue a notícia, anunciou ainda no Brasil que vai manter os quatro voos por semana entre Salvador, Bahia, e Madrid e que está a estudar a introdução de ligações com Recife, Pernambuco.

A notícia acrescenta que a Air Europa vai colocar em outras companhias os passageiros que tinham reservas para os voos entre Madrid e o Rio de Janeiro e que a companhia espanhola vai manter em funcionamento até 31 de Maio o seu escritório nesta cidade.

Fonte: Presstur

Copa 2014

Durante o Seminário Internacional: Perspectivas e Desafios para o Turismo – Copa 2014, realizado nesta segunda-feira (28), no Rio de Janeiro, pelo Ministério do Turismo, a ministra Marta Suplicy assinou convênio com o diretor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Bianor Cavalcante, firmando parceria para a realização de estudo de diagnóstico em 18 cidades brasileiras candidatas a sede dos jogos da Copa de 2014.
“Há duas semanas estivemos aqui, no Rio de Janeiro, para a apresentação do estudo sobre 65 destinos indutores de desenvolvimento do turismo no País. Na prática, um mapeamento das condições de cidades brasileiras em 13 quesitos, avaliando desde infra-estrutura, acesso, monitoramento, entre outras variáveis. O objetivo desse trabalho é o desenvolvimento do turismo. Agora, com o convênio que acabamos de assinar, os pesquisadores da FGV vão direcionar o olhar para intervenções necessárias, levando em conta as exigências específicas do turismo para o evento mundial”, explica a ministra.
Serão pesquisadas as cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife-Olinda (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
O convênio, no valor de R$ 865,8 mil (R$ 786,8 mil parte do Ministério e o restante da FGV), terá a duração de 12 meses e irá identificar, por exemplo, áreas prioritárias para receber investimentos públicos e privados e para melhorar a capacidade de acolher os turistas.
Fonte: Turismo em Foco

Franceses conhecem um pouco mais do Brasil

O Brasil, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), participou do “D’ici Et D’ailleurs”, único evento de turismo organizado dentro de uma estação de metrô. A idéia do evento foi apresentar aos usuários do metrô, durante seu trajeto cotidiano, os destinos turísticos do Brasil e do mundo. Em sua terceira edição, os organizadores do “D’ici Et D’ailleurs” informaram que cerca de 900 mil pessoas passaram pela estação, que fica em pleno coração da cidade, no centro do cruzamento dos Grandes Boulevards, do teatro de Ópera Garnier e da Praça da Bolsa de Valores de Paris.
No estande do Brasil os franceses conheceram destinos de diversos estados brasileiros e receberam o Guia 4 Rodas do Brasil customizado pela Embratur, de acordo com o perfil do turista francês. A França é o quarto principal mercado emissor de turistas para o Brasil da Europa. Em 2006, somaram 275.913 visitas contra 263.829 do ano anterior.
O Brasil é destino estratégico das principais operadoras do mercado francês e, em 2008, a Embratur dará continuidade ao programa de apoio à comercialização e à ampliação de novos destinos, bem como na capacitação de agentes de viagem e na realização eventos para o público final.
Fonte: Turinews

Salão de Turismo 2008

São Paulo - A ministra do Turismo, Marta Suplicy, apresenta hoje (30), em São Paulo, o Salão do Turismo - Roteiros do Brasil 2008. A terceira edição do evento será realizada de 18 a 22 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O lançamento será às 10h, no Hotel Intercontinental. A expectativa é de que a terceira edição supere o público de 109,4 mil visitantes registrado no segundo Salão, em 2006. O Salão do Turismo foi criado como estratégia para impulsionar o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. O objetivo é promover e incentivar, por meio da gestão descentralizada, a organização e a omercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos segundo as diretrizes e princípios do programa. Dessa forma, o salão contribui para o aumento de fluxo turístico nos roteiros brasileiros. As duas primeiras edições do Salão do Turismo foram realizadas em 2005 e 2006. Na edição 2006, o evento apresentou ao público 396 roteiros (de 149 regiões turísticas e 1.027 municípios). ','').replace('','') -->

WorkShow MGM

WorkShow MGM mostra
novos pacotes turísticos
Pacotes turísticos inéditos para destinos nacionais e internacionais serão uma das atrações do 6º WorkShow MGM, que a operadora MGM realizará no dia 8 de maio em Curitiba, no Estação Embratel Convention Center. No evento, com foco exclusivo em agências de viagens, os participantes vão conhecer, por exemplo, novidades em torno da Estrada Real, dos cenários paradisíacos do Rio Grande do Norte e do Ceará e do exotismo do México e Aruba.
Para essa sexta edição do evento são aguardados cerca de 1.500 profissionais do setor dos estados sulinos. “Do outro lado do balcão, esses agentes de viagens que ajudam a induzir os fluxos turísticos vão encontrar representantes de 165 empresas e órgãos oficiais de turismo, todos prontos para fornecer informações sobre seus produtos, serviços e destinos”, adianta Arnaldo Levandowski, diretor da operadora MGM.
O 6º WorkShow MGM conta com o patrocínio dos governos do Rio Grande do Norte e do Ceará e do Instituto Estrada Real e tem, ainda, apoio das empresas aéreas Gol e Webjet, da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá e da MIC-Medical International Card. Informações e inscrições através do telefone (41) 2104-6400 e do e-mail promocao@mgmoperadora.com.br. Agentes de viagens inscritos terão transporte e hospedagem gratuitos.
____________________________
Júlio Cézar Rodrigues
MTb 1050 (PR)
(41) 9106-6852
juliocezarrodrigues@terra.com.br

Secretarias e Conventions planejam Turismo

Até hoje (29/04), assessores de comunicação de Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo e Convention Bureaus estarão reunidos no segundo encontro da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para discutirem sobre as ações de comunicação e divulgação do turismo brasileiro no exterior. O objetivo é criar uma sinergia entre os profissionais e, assim, otimizar a repercussão do trabalho de promoção dos destinos, produtos e serviços turísticos brasileiros no exterior.
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, comentou sobre a importância do encontro durante palestra ministrada na ocasião. "Devemos aproveitar esta oportunidade para unificar nosso discurso sobre o Brasil e seus destinos. A forma com que a Embratur e os estados divulgam seus produtos no exterior devem estar focados para se chegar a um bem comum, que é atrair cada vez mais turistas a partir da promoção da nossa cultura e da alegria do brasileiro".
Jeanine Pires ressaltou ainda a importância de relacionar o turismo à economia, uma vez que o setor é o quarto item da pauta de exportação do Brasil e o primeiro da pauta de serviços. "É preciso destacar o papel econômico deste setor que gera empregos e promove o desenvolvimento econômico das regiões".
O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Luis Barreto, também compareceu ao encontro e apresentou aos participantes um panorama dos projetos do ministério, além de destacar o papel dos assessores para a divulgação dos seus destinos. Participaram ainda o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira, e o diretor de Marketing do MTur, Márcio Nascimento.
Fonte: Ass. de Comunicação Embratur
Ja a secretaria de Ilhéus e o Convention daqui...em reunião do Conselho, fazer o que?

Embratur faz promoção de Turismo Náutico

Realizado pelo segundo ano consecutivo na capital capixaba, o Vitória Brasil Sailing Cup abriu a temporada do World Match Racing Tour, uma das principais competições de vela do mundo.
O evento é promovido pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com a Prefeitura de Vitória, e tem como objetivo a promoção do destino Brasil no exterior, em segmentos turísticos especializados.
A promoção do Brasil como destino internacional de turismo náutico faz parte da estratégia definida pelo Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional - que fornece as bases para as ações de divulgação e comercialização do Brasil no exterior.
"Sediar este tipo de evento demonstra o potencial brasileiro como um dos principais destinos no setor, além de contribuir para o ingresso de turistas estrangeiros e a entrada de divisas no País", afirma Jeanine Pires, presidente da Embratur. Estima-se que o turista que visita o País de barco gasta cinco vezes mais do que o que vem de avião.
Entre as regatas mais importantes realizadas no Brasil podemos destacar: Volvo Ocean Race; Cape Town - Salvador; Jacques Vabre; Transat 6.50.
Fonte: Ass. Comunicação Embratur

terça-feira, 29 de abril de 2008

Hotel Escola para Ilhéus

A SECTI Secretaria de Ciencia, Tecnologia e Inovação do estado da Bahia por intermédio da sua Diretora Rubia Carvalho e a consultora Marjorie Neves anunciaram no ámbito do Conselho de Turismo da Costa do Cacau hoje a tarde da vinda de uma Escola de Hotelaria para a região da Costa do Cacau. Tratase de um projeto novo chamado de CVTT , Centro Vocacional Tecnológico Territorial. Cada um destes tem uma enfase , para a nossa região e sobre Turismo. Cada um destes , como são de ámbito regional precisam de Municipios de fácil assecibilidade e com estrutura e facilidades de Cidade de meio porte.
Parabéns ao noso Governador Jaques Wagner.

Hotel Caminhos de Santiago

O Hotel Caminhos de Santiago, no litoral alentejano, abriu portas na semana passada, resultando da reabilitação da antiga Pousada de Santiago do Cacém. A unidade dispõe de 33 quartos e duas suites e de um abiente contemporâneo.O projecto é do arquitecto Francisco Aires Mateus e os interiores e decoração ficaram a cargo da dupla Cristina Santos Silva e Ana Menezes Cardoso.

Os pormenores decorativos no interior da unidade acentuam a cultura e o artesanato local, através de uma fusão com o mobiliário e a iluminação de design moderno e actual. As cerâmicas, as mantas alentejanas e os objectos de cortiça são alguns dos apontamentos presentes nas várias áreas do hotel.

A unidade conta também com um restaurante, “O Peregrino”, marcado pela cozinha tradicional alentejana comandada pelo chefe Vítor Sobral.

Fonte: Publituris/Patricia Neves

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Atil convoca associados

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ELEIÇÃO DIRETORIA 2008/2010

Eu, LUIGI MASSA, presidente da ATIL, Associação de Turismo de Ilhéus, sociedade civil, sem fins lucrativos, legalmente constituída, que integra todas as empresas ligadas ao turismo da cidade de Ilhéus, no exercício de minhas atribuições, e de acordo com o artigo 48 do nosso estatuto, convoco para o dia 30 de abril de 2008, das 18h às 20h, na sede da associação, sito Rodovia Ilhéus / Olivença, Km 2½ , Rua “A”, número 114, Jardim Paraíso, Ilhéus-BA, a eleição da nova diretoria e conselho fiscal para Gestão 2008/2010, e, de acordo com o artigo 49, comunico que o período das inscrições de chapas para concorrer à referida eleição será de 25/03/2008 até as 17h do dia 10/04/2008, na sede. Mais informações no site www.atil.tur.br.

Ilhéus, 31 de março de 2008

Luigi Massa

Presidente da ATIL

WorkShow MGM

domingo, 27 de abril de 2008

sábado, 26 de abril de 2008

È bricadeira....so pode


Sítio Aeroportuário
Área: 739.686,71 m²
Pátio das Aeronaves
Área: 10.199 m²
Pista
Dimensões(m): 1.577 x 45
Terminal de Passageiros
Capacidade/Ano: 300.000
Área(m²): 3.420
Estacionamento
Capacidade: 73 vagas
Estacionamento de Aeronaves
Nº de Posições: 3 posições

As dimenções da pista deve ser alguma brincadeira .

Rua Brig. Eduardo Gomes s/n°
Pontal Ilhéus
lhéus - BA
CEP:45654-070
PABX:(73) 3234-4000
FAX:(73) 3231-8962
Distância do Centro: 3 km

Nenhum Evento Encontrado

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Mercado alemão confirma Brasil como destino de eventos

O Brasil encerrou ontem (24/04) sua participação na IMEX - The Worldwide Exhibition for Incentive Travel, Meetings and Events, em Franfkurt (Alemanha), confirmando que ganha terreno como destino internacional competitivo de negócios e eventos. Essa é a opinião de co-expositores que participaram da feira - uma das principais do segmento de turismo de negócios, eventos e incentivo do mundo , desde o último dia 22, no estande da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).

Para o supervisor de vendas e reservas da TAM na Alemanha, Murilo Cassino, nota-se uma crescente importância do Brasil no mercado: "Percebo que há uma maior procura pelo País pelo trade estrangeiro. O que se vê nas estatísticas, como a presença do Brasil nas primeiras posições do ranking da ICCA [International Congress & Conference Association] é o que se vê aqui no estande". Ele destacou que as conversas na feira acabam freqüentemente se concretizando em negócios para médio ou longo prazo. "Nesta edição, estamos tratando de temas até 2010".

É o que também revela Francisco Havas, presidente da Havas Creative Tours (RJ). "Fiz contatos para programas de incentivo e meetings para daqui 12, 18 meses que, consolidados, vão proporcionar um faturamento acima de R$ 200 mil." Ele comenta que a exposição positiva com fatos como a consolidação do Brasil entre os principais destinos para Eventos no mundo tem ajudado a manter o País "na moda", o que colabora na tomada de decisões dos profissionais.

Para a representante do Convention & Visitor Bureau de Recife, Kalliny Gomes, a participação nesta edição da IMEX foi positiva. "Como esta é uma feira internacional, recebemos uma consulta de uma operadora do Reino Unido que já levou um grupo de incentivo ao Rio de Janeiro e agora quer levar cerca de 200 pessoas ao Recife. Vamos promover uma visita de inspeção para garantir este negócio." Ela conta também que há interesse por parte de uma associação da área das ciências humanas para a realização de um congresso na capital pernambucana que pode levar cerca de 2.000 participantes em 2012.

Institucionalmente, a participação da Embratur contou com apresentações para 11 grupos de "compradores convidados" sobre a infra-estrutura para o recebimento de congressos, convenções, realização de encontros e programas de incentivos. Além disso, a equipe atendeu uma média de 40 reuniões individuais por dia. "Como frutos dessas reuniões fizemos contato com quatro importantes associações internacionais que podem levar ao País encontros com públicos entre 500-1000 participantes a partir de 2011", comenta Marcelo Pedroso, diretor de Turismo de Negócios e Eventos da Embratur, presente à feira.

Pedroso destacou também a importância do mercado alemão e do contínuo trabalho de promoção do País no exterior. "A Alemanha é um centro importante para o segmento de turismo de negócios, eventos e incentivo e os operadores com os quais estamos tendo contato por aqui têm demonstrado interesse em atuar no Brasil. Nossa participação no mercado mundial é ascendente e precisamos manter o ritmo de crescimento. Por isso, é fundamental marcar posição em eventos que reúnem líderes do setor, como este", comentou.

Visitas e eventos paralelos - Entre as visitas recebidas no estande brasileiro ao longo da feira, destacam-se a presença do cônsul-geral do Brasil em Frankfurt, Cezar Amaral, e do deputado federal Otávio Leite, integrante da comissão de Desporto e Turismo da Câmara. Ambos ressaltaram o trabalho de promoção turística internacional realizado pela Embratur. Leite ainda disse que deverá levar a debate na comissão a necessidade de aumentar a oferta de assentos em vôos internacionais para o Brasil em face da falta de aviões no mercado internacional que possibilite o aumento de freqüências neste momento.

Na noite do dia 22, o Rio Convention & Visitors Bureau organizou um coquetel que reuniu profissionais internacionais ao som da cinqüentenária bossa nova brasileira. Foram apresentados vídeos da capital carioca e os últimos detalhes para a realização de eventos e programas de incentivo na cidade, tais como a renovação do Riocentro e os equipamentos legados pelo Pan Rio 2007.

Primeiro país latino-americano na história a conquistar uma posição no Top 10 da ICCA (International Congress and Conference Association), o Brasil ocupa a oitava posição no ranking da entidade internacional, a maior do setor, com 209 eventos internacionais sediados em diferentes cidades brasileiras em 2007. Detém hoje a liderança na América Latina e o segundo posto em todo o continente americano, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2002, ocupava a 21ª posição.


Fonte: Ass. Comunicação Embratur

Seminário Descubra o Brasil nos EUA

Encontro que atraiu público de Nova York, Nova Jersey e Connecticut, contou com presença de representantes de grandes operadoras dos EUA

Pela primeira vez, a Filadélfia (Estados Unidos) recebeu uma edição do Seminário Descubra Brasil, promovido desde 2004 pelo Ministério do Turismo, por meio Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Realizado no último dia 23/04, o evento reuniu cerca de 100 profissionais, entre representantes de operadoras como Globus Journeys, Gate 1 Travel e Travel Impressions - todas TOP 10 em faturamento no mercado norte-americano. O encontro atingiu o público da "Tri-State Area", que inclui Nova York, Nova Jersey e Connecticut.

Além de ter como objetivo diversificar a oferta de destinos e ampliar o número de operadores que vendem o Brasil, o Seminário busca contribuir na qualificação da informação acerca dos produtos turísticos brasileiros comercializados por estes profissionais. "Muitos operadores se mostraram interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre os destinos brasileiros, principalmente em relação à Bahia", explica o executivo do Escritório Brasileiro de Turismo nos Estados Unidos (Costa Leste), Miguel Jerônimo.

Nos últimos anos, as cidades de Nova York, Nova Jersey, São Francisco, Los Angeles, Atlanta, Dallas e Chicago também foram contempladas com o Descubra Brasil. "Assim como nas edições anteriores, os resultados foram bastante positivos", comenta Miguel. "Isso refletirá decisivamente na consolidação dos relacionamentos", finaliza.

"Sol e Praia", "Cultura" e "Gastronomia" foram os segmentos priorizados nesta edição, de acordo com recomendações promocionais do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional. "O intuito foi atingir os clientes das operadoras participantes. Em sua maioria, são turistas com alto poder aquisitivo. Destacam-se também os afro-descendentes", diz.

Mercado norte-american: Destaca-se como o segundo país que mais emite turistas ao Brasil. Segundo o Anuário Estatístico da Embratur, só em 2006, cerca de 721.633 turistas dos Estados Unidos visitaram o País. É o visitante que mais gasta no Brasil a Negócios (média de US$ 202,8/dia) e a Lazer (média de US$145,1/dia).


Fonte: Ass. Comunicação Embratur

Work Show MGM

Profissionais de turismo do sul do Brasil vão ter uma oportunidade singular para atualizar conhecimentos e se inteirar sobre as novidades de alguns dos principais destinos, produtos e serviços turísticos nacionais e internacionais. Isso será possível na 6ª edição do WorkShow MGM, evento que a operadora MGM promoverá em Curitiba no dia 8 de maio, no Estação Embratel Convention Center.

Segundo Arnaldo Levandowski, diretor da operadora, “o encontro vai propiciar aos agentes de viagens participantes o contato, fundamental, com cerca de 165 expositores, de segmentos como hotelaria, receptivo e transporte aéreo, além de representantes do turismo de várias cidades, estados brasileiros e países - a exemplo de Paranaguá, da Bahia, México, Argentina e Aruba”.

A expectativa da organização é receber um universo bastante qualificado de agentes de viagens do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – algo em torno de 1.500 profissionais. Para facilitar a participação, serão oferecidos transporte e hospedagem aos inscritos. A propósito, interessados já podem garantir vaga através do telefone (41) 2104-6400 e do e-mail promocao@mgmoperadora.com.br.

O 6º WorkShow MGM contará com patrocínio e apoio de órgãos oficiais de turismo e empresas do setor, entre elas, a MIC-Medical International Card e a Webjet.




___________________________

Júlio Cézar Rodrigues

MTb 1050 (PR)

(41) 9106-6852

juliocezarrodrigues@terra.com.br

Feriado no Hotel Jardim Atlántico

Curso em Gestão em Ecoturismo

Desembarques internacionais continuam a crescer

De acordo com a Infraero, primeiro trimestre deste ano registra 5,12% mais chegadas que no mesmo período de 2007; consideradas apenas as ligações aéreas regulares, incremento chega a 9,14%.

Os desembarques em vôos internacionais no Brasil em março deste ano registraram a entrada de 561.016 passageiros, desempenho 2,79% maior que no mesmo período de 2007, quando o País recebeu 545.783 pessoas em vôos vindos do exterior.

Com esse dado, o acumulado nos três primeiros meses deste ano experimentou um crescimento de 5,12%. Foram 1.798.757 desembarques internacionais frente a 1.711.106 no primeiro trimestre do ano passado.

Observados apenas os desembarques em vôos regulares, o desempenho é ainda maior: março deste ano contou com 537.567 passageiros, 6,79% a mais que no mesmo mês de 2007, contribuindo para que, no acumulado do ano, fossem registrados 1.680.629 chegadas, um incremento de 9,14% sobre o mesmo período de 2007.

Para o diretor de Estudos e Pesquisas da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), José Francisco de Salles Lopes, trata-se de um dado importante: “É muito interessante quando os vôos regulares, que consolidam o movimento aéreo, superam em crescimento o resultado global de desembarques”, considera.

Além do dado em vôos regulares, o cálculo de desembarques internacionais considera os vôos não-regulares, ou charters, que foram responsáveis por 23.449 chegadas em março deste ano.

O cálculo da Infraero leva em conta estrangeiros e brasileiros em retorno ao País. || www.embratur.gov.br

Fonte: Revista Fator Brasil

Vila Galé entra no Rio

O grupo Vila Galé está a finalizar as negociações para a aquisição de um terreno na Barra da Tijuca onde a cadeia pretende vir a construir uma unidade com 260 apartamentos e que representará um investimento de cerca de 28,4 milhões de euros, explica Jorge Rebelo de Almeida citado pela empresa brasileira, tal como já tinha avançado ao Publituris em Janeiro.O responsável refere ainda que o grupo procura uma área com 20 a 30 hectares no litoral do estado do Rio de Janeiro para a construção de um resort à imagem do Vila Galé Marés Resort Spa & Conference Hotel (Bahia).

O Vila Galé tem ainda em carteira um projecto para um boutique hotel cinco estrelas num edifício histórico do Rio, que “terá poucos apartamentos e um serviço personalizado”, explica Rebelo de Almeida.

O grupo tem em desenvolvimento cinco projectos, nomeadamente para Lagos, Sintra, Caxias, Ccoimbra e Évora.

Crise Imobiliária

A crise imobiliária norte-americana já provocou pelo menos uma baixa nos grandes projetos turísticos do Nordeste. Há um mês, o espanhol Grupo Sánchez, um dos investidores do Grand Natal Golf, na praia potiguar de Pitangui (entre os municípios de Ceará Mirim e Extremoz), pediu concordata preventiva. A Sociedade Potiguar de Empreendimentos Ltda. (Spel), dona do terreno de 2 mil hectares onde será erguido o complexo, diz que não haverá solução de continuidade na obra, mas o fato é um indicativo do que pode acontecer, neste momento, num setor com inúmeros investidores estrangeiros que anunciaram milhões de dólares e euros para o Nordeste.

Entre os dias 28 e 30 de maio próximo será realizado, no Centro de Convenções, o Nordeste Invest, encontro de investimentos turísticos e imobiliários que promete mobilizar mais de 1.000 executivos do setor. Segundo Felipe Cavalcante, presidente da entidade realizadora do Nordeste Invest, a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste Brasileiro (Adit Nordeste), essa vai ser a oportunidade de aferir a disposição dos grupos estrangeiros de manter o ritmo de aportes na região.

"Será um termômetro para avaliar até que ponto essa crise afetou o interesse dos grandes grupos pelo Nordeste", comenta Felipe Cavalcante.

Em Pernambuco, três grupos estrangeiros estão desenvolvendo projetos. O espanhol Qualta Resorts está na fase de licenciamento do megacomplexo The Reef Club, de R$ 1 bilhão, na Praia do Porto, no município de Barreiros. O Grupo Pestana, português, já está na fase de comercialização do Beach Resort Ipojuca Pestana, em Porto de Galinhas, e pretende abrir o resort até o final do ano. Enquanto isso, os também portugueses do Teixeira Duarte Hotels estão no início do projeto de R$ 620 milhões.

Entre as presenças confirmadas no Nordeste Invest estão a de Robert Lee, diretor-executivo da área de investimentos e projetos da Nakheel, empresa dos Emirados Árabes Unidos que tem em carteira 17 grandes empreendimentos em construção, avaliados em mais de US$ 30 bilhões.

Os principais estrangeiros presentes serão ingleses, espanhóis, portugueses e italianos. A programação será composta por conferências, salão e rodada de negócios.

O lançamento do Nordeste Invest foi realizado ontem, com a participação do secretário de Turismo, Sílvio Costa Filho. "O governo está realmente encampando a idéia, pois percebeu o potencial do evento. Fora os participantes que virão espontaneamente, estamos bancando a vinda de 60 a 70 presidentes de grandes grupos. Os investidores estarão aqui e esta é a hora de mostrar o Estado", argumenta o presidente da Adit Nordeste.

Fonte: Jornal do Comércio

Compensação Ambiental

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados acatou pedido do relator de retirada de pauta do PL 266/07 para reexame, em razão da ADI 3378 da CNI, julgada parcialmente procedente pelo STF. O substitutivo apresentado em 28/03 pelo relator, deputado Luiz Carreira (DEM/BA), acolhe sugestões da CNI e apresenta significativos avanços, notadamente: fixa o limite mínimo de 0,2% e máximo de 0,5% para a compensação, impactando de maneira equilibrada os custos dos empreendimentos; estabelece gradação (fator adicional ao mínimo) para cobrança da compensação ambiental, conforme as áreas de relevante importância ecológica atingidas pelos empreendimentos; exclui da base de cálculo, os encargos tributários, trabalhistas e sociais e os investimentos destinados à mitigação dos impactos ambientais negativos e à melhoria da qualidade ambiental; limita a cobrança, na ampliação ou modificação de empreendimentos, aos casos em que a ampliação ou modificação implicar significativo impacto ambiental e se sujeitar a EIA/RIMA; limita os gastos com custeio do órgão responsável pela administração das UCs e define prioridades para aplicação dos recursos decorrentes da compensação ambiental; prevê a não incidência de novo cálculo da compensação, reavaliação de valores ou obrigatoriedade de destinação de recursos complementares para empreendimentos que já efetivaram o apoio à implantação ou manutenção de UC do Grupo de Proteção Integral. Fonte: CNI.

Atil contra a dengue!

Senac investe R$ 8 Mi no Turismo de Alagoas

O diretor-regional do Senac-AL, Arkiman Pires, informou na 24ª Reunião do Fórum Estadual de Turismo de Alagoas, ocorrida, nesta terça-feira, no Palácio República dos Palmares, que a instituição investirá cerca de 8 milhões de reais no Programa de Qualificação do Turismo em Alagoas.

De acordo com Arkiman, um dos palestrantes da referida reunião, os recursão são oriundos do Ministério do Trabalho, Emprego e Renda, e a contrapartida do Senac será de 1,6 milhão. Acrescenta que serão contemplados vários cursos, dentre os quais: cozinheiro; cozinheiro-auxiliar; garçon; barman; recreador de esportes náuticos.

O dirigente da Instituição anunciou, para 2009, novos investimentos voltados para o turismo, como o Centro da Gastronomia Alagoana, possivelmente no antigo Clube Alagoinha; escola de Hotelaria; livraria Senac e as unidades operativas da Ponta Verde e Penedo, respectivamente. A curto prazo, Arkiman revelou que o Senac investirá R$ 2 milhões na implantação do Centro de Formação Profissional, que funcionará no antigo supermercado Carnes & Verdes, no Barro Duro.

Arkiman Pires enfatizou que Alagoas vive um bom momento econômico, sendo o estado que obteve o maior crescimento no varejo – 19.2% -, quando a média nacional é de 9%. Afirmou ainda que 76,64% dos postos de trabalho no turismo estão nos serviços de alimentação e alojamento, acrescentando que a média de renumeração do setor é de 500 reais sendo as classes qualificadas, C e D.

Ainda na sua palestra, o diretor do Senac traçou o perfil da instituição e a que se propõe; revelou dados estatísticos e enfatizou que sem a mão-de-obra qualificada projetos serão inviabilizados. Ele, inclusive, conclamou a união de todos que fazem o "trade" turístico no sentido de que sejam encampados projetos que contribuam para o desenvolvimento do turismo em Alagoas, que se destaca não apenas por suas praias, mas pela diversificada gastronomia.

Antecedendo a palestra do diretor-regional do Senac, a coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público estadual, Marluce Falcão, falou sobre a Campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que será realizada no período de 8 a 16 de maio, com palestras em faculdades e escolas.

A representante do Ministério Público fez referências ao Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual, 18 de maio, e ressaltou os avanços obtidos nessa área em Alagoas. Acrescentou que a sociedade está indignada, e com essa consciência tem denunciado os que se utilizam dessa prática.

Ao abrir a 24ª Reunião do Fórum Estadual de Turismo de Alagoas, o secretário estadual de Turismo e presidente do Fórum, Virgínio Loureiro, fez um balanço sobre a BNTM-Brazil National Tourism Mart, ocorrida semana passada em Salvador-BA; falou da entrada em operação, em breve, de novo vôo charter de Portugal e de um vôo regular de Cuiabá para Maceió, em maio próximo, a ser operado pela empresa Webjet.

O dirigente da Setur destacou o investimento hoteleiro na Barra de São Miguel, por um grupo português, e defendeu a melhoria da qualificação, trabalho esse que não pode ser feito por uma pessoa só. Para ele, é preciso que todos estejam unidos para realizar essa tarefa, apresentando suas demandas e encontrando formas para solucionar os problemas. O secretário admitiu que existem falhas na prestação de alguns serviços, principalmente na área gastronômica, mas que podem ser corrigidas, através de um trabalho de parceria envolvendo o Senac e os empresários do setor.

Fonte: Mercosol

Famtour da Holanda na Paraiba

O hoteleiro Ricardo Lins, do grupo Littoral Hotel e Flat Tambaú, em João Pessoa, está anunciando para o começo desta semana a chegada de mais um famtour, desta vez de um grupo de holandeses. O roteiro que eles farão inclui João Pessoa e Areia, com visita aos engenhos de cachaça Volúpia. Em seguida se dirigem para Pernambuco (Nova Jerusalém e outras cidades até chegar em Recife e Olinda). Na capital paraibana ficarão apenas dois dias e uma noite.

Além do pessoal de vendas da rede do empresário, os secretários Saulo Barreto, do Conde, e Elzário Pereira Júnior, de João Pessoa, mantiveram contato com os holandeses durante estadia dos dois na Europa, no início do ano. Os dois secretários finalizaram os procedimentos da ação, que contará ainda com o apoio de várias instituições do trade turístico, como o João Pessoa Convention

Fonte: Mercosol

Projeto Viaja Mais Melhor Idade

Parceria do Ministério do Turismo com rede hoteleira e instituições pode garantir movimentação turística no País durante baixa ocupação

No ano 2000, o Censo do IBGE contabilizou uma população idosa de 15 milhões de integrantes no Brasil. Seguindo o exemplo dos países desenvolvidos, que têm um grande percentual nesta faixa etária, a estimativa é de que em 20 anos essa parcela da população brasileira ultrapasse os 30 milhões de pessoas.

Considerando esse público em potencial, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, propôs ampliar o projeto Viaja Mais Melhor Idade e com o apoio da ABIH Nacional, FNHRBS, ABR e Instituto Marca Brasil realiza o Projeto Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem. Um programa que facilita a inclusão social, incentiva o interesse das pessoas acima de 60 anos, aposentados e pensionistas pelo turismo e cria vantagens e oportunidades ao setor hoteleiro. De acordo com a ministra, o programa deve fortalecer o mercado interno de turismo, diminuindo a sazonalidade e os períodos de baixa ocupação da rede hoteleira e com uma grande vantagem, pois cada hotel poderá definir qual é a sua baixa temporada. "O Ministério do Turismo vai fomentar o turismo doméstico e, melhor ainda, premia uma geração que trabalhou muito, e que tem agora a oportunidade de se programar para viajar", afirma.

O secretário Nacional de Políticas do Ministério do Turismo, Airton Pereira, enfatiza que participar deste projeto é uma maneira de conquistar esse segmento de mercado e manter um melhor equilíbrio da ocupação hoteleira. Nesta parceria com os órgãos públicos e instituições, o hotel oferece desconto de 50% das tarifas praticadas no Portal de Hospedagem para aposentados e pensionistas a partir de 60 anos. E cabe ao hoteleiro definir o período de baixa ocupação e quantos apartamentos deseja disponibilizar por mês.

Para participar, basta acessar o site do Portal (www.portaldehospedagem.com.br) e fazer o cadastro do hotel gratuitamente, que é rápido e simples, com dados da empresa, características, números de quartos e possíveis restrições para o período. A divulgação do projeto para o público final é feita pelo site e pelo Ministério do Turismo, que investe em uma forte campanha de mobilização nacional, com ações publicitárias nos principais meios de comunicação. "A meta de iniciar com 1 mil meios de hospedagem aderentes ao programa, em todo território nacional já foi superada" enfatiza o Secretário.

Até agora, 1.262 meios de hospedagem já foram cadastrados (dados de 8/4) Eles fazem parte de 291 destinos e envolvem desde os hotéis Filho de Deus, Beira Mar e Marina Hotel, no Oiapoque, aos hotéis Bertelli e Atlântico, no Chuí. As adesões vão de pousadas mais simples até resorts e spas extremamente sofisticados. A maior parte dos estabelecimentos participantes está na região Nordeste (36%), seguida pelo Sul (32%), Sudeste (26%), Centro Oeste (21%) e pela região Norte (13%). Fortaleza foi a cidade com o maior número de adesões - 66 meios de hospedagem - seguida de Natal, com 61, e Gramado, com 54. "O interessante é ver que tanto as regiões como os destinos que têm uma grande variação sazonal compreenderam rapidamente as vantagens do programa", comenta José Zuquim, presidente do Conselho Deliberativo do IMB.

De acordo com Zuquim, oferecer vantagens nos hotéis em uma campanha desse porte traz oportunidades de conquistar um segmento de mercado de 9 milhões de pessoas com capacidade para consumo do produto "turismo". O presidente do IMB também comenta que participar dessa iniciativa é uma chance de diminuir a capacidade ociosa em épocas de baixa ocupação e ter o estabelecimento divulgado por um guia impresso, distribuído ao público alvo em todo o Brasil.

A diretora do Instituto Marca Brasil, Daniela Bitencourt, enfatiza ainda que o projeto reúne três grandes vantagens para o turismo nacional. A primeira é a inclusão digital, pois o portal de hospedagem é uma ferramenta gratuita, desenvolvida pelo SEBRAE e pelo Ministério do Turismo para auxiliar na divulgação dos meios de hospedagem no mercado nacional e internacional. Uma segunda vantagem é a política estabelecida pelo Ministério do Turismo para melhorar o equilíbrio de mercado e incentivar o turismo interno. E, por fim, mas não menos importante: a inclusão social, que permitirá o acesso a todos os benefícios que o turismo pode viabilizar a uma maior parcela da população. "Isso significa que o público da terceira idade pode comprar sua passagem de ônibus ou aérea aproveitando promoções das companhias e viajar a um custo muito acessível, já que terá 50% de desconto no hotel. Assim, eles poderão realizar o sonho de visitar diversos destinos", completa.

Sobre o Portal: O Portal de Hospedagem foi criado pelo Sebrae Nacional e pelo Ministério do Turismo, sob a gestão do Instituto Marca Brasil, para ser o maior guia on-line de informações sobre os meios de hospedagem do País. Viabiliza o acesso à internet e a inclusão digital dos pequenos meios de hospedagem. Gera grandes vantagens porque é um canal gratuito de venda e comunicação da rede hoteleira com os clientes.


Fonte: Instituto Marca Brasil

MTur corte de 84,9 no orçamento

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, afirmou ontem (23/04) que recebeu de forma natural o contingenciamento de 84,9% do orçamento da pasta para este ano. Para ela, os efeitos do corte serão momentâneos.

"Recebi com muita tranquilidade [a notícia do corte]. No início do ano, sempre tem um contingenciamento, mas, como o nosso ministério é muito ágil e executa 99% do orçamento, vamos agilizar a liberação e depois pedir mais [recursos], como foi no ano passado", disse Marta, depois de assistir à cerimônia de posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes.

Ela ressaltou que o Ministério do Turismo foi contemplado com R$ 6,6 bilhões em emendas parlamentares. "Ninguém recebe isso gratuitamente. Recebemos porque temos competência, e as pessoas sabem que sai [o recurso], e isso nós vamos continuar fazendo".

A ministra não quis, porém, falar em possíveis efeitos do corte em programas específicos da pasta.


Fonte: Agência Brasil

Enviar por email Envie esta notícia
para um amigo

Enviar por email Antes de Imprimir,
pense em nossa
responsabilidade com
o meio ambiente
Vai para a Menu de Notícias

Neo Zelandeses mostram Turismo de Aventura

Empresários e profissionais brasileiros do setor de turismo de aventura poderão conhecer práticas neozelandesas durante seminário que acontece em SP

Empresários e profissionais brasileiros que atuam com ecoturismo e turismo de aventura vão conhecer as práticas neozelandesas desenvolvidas nesses segmentos. O Sebrae promove em parceria com o Banco Real e a Embaixada da Nova Zelândia o 'Seminário Desenvolvimento Sustentável do Turismo - Caso Nova Zelândia', que acontece hioje, na sede do Banco Real, em São Paulo.

Seis especialistas daquele país vão contar como o trabalho conjunto entre iniciativa privada e governo ajudaram no desenvolvimento de um setor que hoje representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB) da Nova Zelândia e emprega em torno de 150 mil pessoas.

Temas como padrões de qualidade e certificação, segurança em turismo sustentável, capacitação dos profissionais e o ‘casamento’ entre a indústria cinematográfica e o turismo estarão na pauta dos debates.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Embratur lança Hot Site para GLBT

Com conteúdo em inglês, o sítio eletrônico (www.theloveland.net) entrou no ar hoje (18) com informações sobre a Parada do Orgulho Gay de São Paulo, que acontece no dia 25 de maio. O objetivo é promover o Brasil como destino amigável ao público GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) e incentivar os turistas estrangeiros que vêm para o evento a visitar outros destinos no País.

No sítio eletrônico constam informações sobre a programação cultural paralela ao evento, links para pacotes turísticos sugeridos pela Associação Brasileira de Turismo GLS, ringtones, downloads de fotos dos destinos brasileiros preferidos por estes turistas e links relacionados.

O hot site foi ao ar, pela primeira vez, no ano passado e obteve grande repercussão junto ao público internacional. A escolha do nome Loveland (Terra do Amor, em português) remete ao respeito que o Brasil tem com os visitantes de todo o mundo, independente da identidade sexual.

"Pretendemos mostrar o Brasil multicultural, que acolhe e respeita a diversidade. E aproveitamos a realização da Parada do Orgulho Gay de São Paulo para convidar os turistas estrangeiros a conhecer outras cidades e regiões de nosso País", explica Jeanine Pires, presidente do Instituto.

O endereço do hotsite será divulgado por meio de mailing específico para o mercado GLBT, tais como associações, entidades, convention bureaux, jornalistas, ativistas e formadores de opinião do segmento, dentro e fora do Brasil.

Turismo arco-íris: O visitante estrangeiro do segmento GLTB gasta aproximadamente U$ 200 por dia - contra média de US$ 74 dos demais turistas que visitam o país para lazer. Entre os países que mais enviam estes turistas para o Brasil estão Estados Unidos, Argentina, França, Itália, Espanha e Alemanha.

De acordo com o Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Florianópolis estão entre os destinos preferidos de turistas estrangeiros homossexuais que visitam o Brasil. A Embratur promove press trips com jornalistas estrangeiros de veículos especializados no público GLTB com o intuito de divulgar os roteiros especializados existentes em várias cidades brasileiras.

A Parada do Orgulho Gay de São Paulo é considerada a maior do mundo no gênero e atraiu, na edição do ano passado, mais de 3.5 milhões de pessoas - cerca de 37% deste contingente é de visitantes de outras cidades e países.


Fonte: Ass. Comunicação Embratur

terça-feira, 22 de abril de 2008

Work-Shop de Minas na Europa

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais vai promover um workshop e encontro gastronómico “Minas na Europa” na quarta-feira no Pestana Palace, em Lisboa.

O jantar será elaborado pelos chefes Bruno Albergaria e Zoroasto Passos.

O workshop tem início às 19:30 horas e o jantar está marcado para as 21:00 horas.

Fonte: Publituris/Fátima Valente


Congresso Internacional de Turismo Religioso

O Congresso Internacional de Turismo Cultural e Religioso, organizado pela Turel, decorre até 24 de Abril, no Novotel Vermar, na Póvoa de Varzim. Trinta especialistas de oito países debatem “O turismo cultural e religioso - oportunidades e desafios para o século XXI”. A organização aguarda a presença de mais de 500 pessoas.

A sessão de abertura conta com a presença de Abílio Vilaça, vice-presidente da TUREL; José Macedo Vieira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim; Vilela Bouça, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte; Luigi Cabrini, da Organização Mundial do Turismo; do Monsenhor Novatus Rugambwa, da Santa Sé; e Fernando Moniz, da Comissão Europeia - Direcção Geral da Política Regional.

A primeira sessão, marcada para as 11h00, é dedicada ao tema “Turismo Religioso” e será moderada por Vítor Cabrita Neto. O painel conta com a intervenção do cardeal António Rouco Varela, Arcebispo de Madrid, António Monteiro de Castro, Núncio Apostólico em Madrid, Dolores Perez Frias, do Ministério de Turismo de Israel, Fernando Latorre, da Universidade de Harvard, Estados Unidos da América, Ruben Lois, director geral de Turismo da Galiza.

À tarde, pelas 14h30, tem início a sessão subordinada ao tema “Turismo Cultural, que conta com a reflexão de Teresa Ferreira, directora do Instituto Turismo de Portugal, Delma Andrade, do Ministério de Turismo do Brasil, Elena Vadillo, secretária de Estado do Turismo e Comércio de Espanha, Chantal Le Rai-Le-Reoy, da Conferência Episcopal de França, e Armando Peres, Secretário-Geral do Turismo de Itália. As comunicações são moderadas por Cadima Ribeiro, da Universidade do Minho.

Na quarta-feira, dia 23 de Abril, decorrem, em simultâneo, a partir das 9h00, três painéis, em que serão abordados os seguintes temas: “O desenho e a gestão das rotas culturais”; “Cultura, Turismo e Comunidades Locais” e “Turismo Religioso e Peregrinações”.

Pelas 14h30, tem lugar uma sessão sobre “O mercado, a procura e o marketing do turismo cultural e religioso”, que será moderada por Cláudia Simões, professora da Universidade do Minho. Em destaque, vai estar “O papel dos operadores no turismo cultural e religioso”. Segue-se, às 16h30, uma análise sobre “O turismo cultural e religioso no Norte de Portugal”, que será feita por Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga; Nuno Fazenda, da CCDRN, e Abílio Vilaça, vice-presidente da Turel. As intervenções são moderadas por Emídio Gomes, administrador da Área Metropolitana do Porto.

O encerramento está agendado para as 18h00 e está a cargo do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.

Para o último dia, 24 de Abril, estão agendadas visitas guiadas a Braga e Guimarães. A sessão de encerramento acontece, às 14h30, na Quinta da Tojeira, em Arco de Baúlhe, Cabeceiras de Basto, onde será feita a leitura das conclusões do Congresso.

O congresso é organizado pela TUREL, co-financiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), e conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, da Organização Mundial do Turismo, da Junta da Galícia e do Inatel.

O Publituris é media partner deste congresso.

Fonte: Publituris/Fátima Valente

Fishing Blue Marlim . com

Prezados amigos e pescadores.

Em 03/02/08, Claudio Zarzur de São Paulo veio tentar sua sorte. Nesse dia ele pegou alguns belos olhos-de-boi pela manhã. Mais tarde ele pegou um marlin de 110 kg na isca Yo-Zuri na carretilha de 50 lb, horas depois ele levantou um marlin em torno de 280 kg, mas sem ataque.

Em 09/02/08, Bart, Vanessa e Danny saíram para o dia. Eles tiveram um ótimo dia pegando muitos olhos-de-boi, dourados e um grande atum de 12 kg na carretilha elétrica de fundo. Bart capturou seu 1º Sailfish e eles ainda levantaram um marlin, mas sem sorte para um ataque.

Em 16/02/08, Charles e Bev Holloway da Inglaterra e o amigo Peter Erich da Holanda voltaram para pescar no Royal Charlotte Bank. Na 1º saída, eles levantaram três marlins azuis e capturaram um em torno de 100 kg que depois de alguns belos saltos, Charles o liberou. No dia seguinte eles levantaram dois marlins azuis e Peter capturou um em torno de 340 kg que depois de 30 minutos de luta e belos saltos ele liberou o marlin. Na última saída de Chales e Bev, eles levantaram cinco marlins azuis e dois acima de 280 kg, porém eles tiveram pouca sorte para conseguir a captura dos dois marlins que atacaram as iscas.

Em 03/04/08, Danny e seus amigos Dennis e Tamara da Holanda estavam aqui para tentar a sorte na Pesca Oceânica Esportiva. No 1º dos dois dias eles pegaram muitos olhos-de-boi com a carretilha elétrica de fundo. Eles tiveram pouca sorte para levantar um marlin azul. O último dia deles foi bem diferente, logo cedo eles capturaram um belo olho-de-boi na 1º jigada. Então decidimos dedicar o dia a pescaria de marlin, sem sorte, não levantamos nenhum marlin pela manhã, porém às 12:30 cruzamos com um tubarão Baleia na superfície. Eu perguntei a Dennis e a Tamara se eles gostariam de mergulhar com o tubarão, en! tão decidimos entrar. Com as belas águas claras que temos aqui o tubarão ficando na superfície, tivemos um ótimo mergulho com esta longa criatura de 35 pés das profundezas.

Veja no nosso website o vídeo deste belo tubarão baleia. (www.fishingbluemarlin.com/videos). A tarde era lenta e assim eu estava prestes a voltar para casa quando capturamos um marlin em torno de 140 kg que soltou a isca depois de alguns minutos. 10 minutos mais tarde, capturamos um maior acima de 280 kg que veio saltando e recolhemos a isca novamente. Levantamos outro em torno de 170 kg, mas sem sorte no ataque. O sol tinha se posto e todas as iscas tinham sido recolhidas exceto o long rigger, eu olhei de volta para ver um belo marlin atacando a isca, estávamos subindo e Dennis tinha o&n! bsp;maior peixe que ele já tinha visto na sua vara. O marlin saltou próximo a lancha e com pouca a luz que ainda restava, lutamos com o Marlin até à noite, depois de 45 minutos Dennis conseguiu colocar o peixe na lancha e liberou o Marlin que tinha perdido seu bico. Este era em torno de 310 kg.

Na semana passada tivemos mais de quatro dias de pesca, foram 14 marlins azuis e dois Sailfish liberados, então os marlins ficaram por aqui este ano. Venha tentar a sorte fazer a sua adrenalina subir como em nenhum outro lugar, nos dê um telefonema ou nos contate por E-mail e nós organizaremos uma ótima viagem para você. Esta temporada está ficando completa, então, venha logo de maneira que você não perca o que eu acredito que será outra temporada de pesca espetacular.

Estique sua linha.
Capitão Shawn Wallace
info@fishingbluemarlin.com

FishingBlueMarlin.com | www.fishingbluemarlin.com

Vote no Hotel Jardim Atlántico

VENHA SABOREAR NOSSO DELICIOSO "ROBALO DA TERRA"

O HOTEL JARDIM ATLÂNTICO,
afiliado à ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes),
tem o prazer de anunciar sua participação no
FESTIVAL BRASIL SABOR 2008
O delicioso "Robalo da Terra" (Filé de robalo grelhado, com banana da terra, molho cítrico e arroz com amêndoa dourada de jaca) é nossa receita escolhida para representar o Hotel Jardim Atlântico na participação do maior festival gastronômico do Brasil e está sendo oferecido em nosso restaurante até dia 11 de maio pelo valor especial de R$ 24,50
confira a receita no site e vote: http://brasilsabor.com.br/festival/
*** CONTAMOS COM SEU VOTO ***

Jornal Foco Regional

A partir do més de Maio e a convite de Saldanha , estaremos assinando a Coluna de Turismo do Jornal Foco Regional. Agradecemos o convite e aos amigos e amigas que nos ajudaram e incentivaram neste Blog. A ideia e a mesma deste Blog trazer a tona assuntos de interesse e dados que embassem comentários e ações de planejamento em turismo.
Abraços
Ariel Figueroa

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Atil entra na justiça

A Atil entrou com um mandato de segurança contra o Projeto do Governo do Estado da Bahia, chamado de Porto Sul. A associação de empresários entende que deve se dialogar mais , a ação governamental de criar por decreto sem consulta a população caiu mal entre o meio empresarial da Costa do Cacau. Esperasse uma verticalização dos esforços financeiros do Governo Federal e estadual ja que este último esta com a construção do porto indo na contra mão das sinalizações turísticas e ambientais federais , e atê da secretaria estadual e a Bahiatursa.
Grande movilização teve hoje na Reunião promovida pela Dep. Estadual Angela no Centro de Eventos , associações de localidades diretamente envolvidas como Ponta da Tulha, Ponta do Ramo e outras se manifestaram com camisas alusivas e coros contra a construção do referido Porto Sul.
Parabéns Deputada Angela!
Ariel Figueroa

MTur ingressa no projeto do trem de alta velocidade

Projeto irá interligar os principais portais de entrada de turistas estrangeiros no país

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, participou ontem (16/04) de reunião de trabalho no Palácio do Planalto sobre o projeto de implantação do Trem de Alta Velocidade (TAV), que irá interligar São Paulo e Rio de Janeiro. O Ministério do Turismo passa, agora, a fazer parte do Grupo de Trabalho (GT) coordenado pela Casa Civil e que também tem representantes dos Ministérios dos Transportes; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e Ciência e Tecnologia, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O MTur tem especial interesse no projeto que interliga os principais aeroportos do país, por onde entraram mais de 3 milhões de turistas estrangeiros em 2006. As regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro são separadas por menos de 500 Km e têm, respectivamente, cerca de 19 milhões e 12 milhões de habitantes. A região de Campinas, a cerca de 100 Km de São Paulo, abriga mais de 2,5 milhões de pessoas.

Além disso, a implementação do TAV interligando estes aeroportos atende à necessidade de mobilidade para os turistas, uma das demandas identificadas pelo Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento - Relatório Brasil, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e encomendado pelo MTur. O diagnóstico é um trabalho inédito que objetiva orientar políticas e ações, no intuito de racionalizar esforços e recursos dos governos federal, estaduais e municipais no desenvolvimento do turismo. A implantação do TAV também atenderá à demanda gerada pela realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014, que será realizada no Brasil.


Fonte: Ass. Comunicação Mtur

Brasil e Top 10 em Eventos

Com 209 encontros sediados em 2007 – dois a mais que no ano passado - país fica no oitavo lugar entre os que mais recebem eventos internacionais no mundo.

A ICCA (International Congress and Conference Association) mais importante entidade mundial do setor, acaba de divulgar o ranking dos países que mais receberam eventos internacionais em 2007. O Brasil se mantém entre os dez primeiros: com 209 eventos, ficou em oitavo lugar.

Em seu anúncio, a ICCA destaca que “o Brasil, primeiro país latino-americano a figurar entre os top 10 em 2006, está consolidando sua posição, ao conquistar o oitavo lugar em 2007”.

Para a ministra do Turismo, Marta Suplicy, o Brasil figurar como único pais latino-americano, entre os principais destinos de eventos internacionais do mundo, no ranking de 2007, confirma o acerto da política do Ministério do Turismo, por meio da Embratur, que vem trabalhando de modo planejado e com foco em mercados prioritários, para atrair cada vez mais eventos.

“Vemos hoje o Brasil à frente de países historicamente muito fortes, como Áustria, Holanda, Bélgica e Austrália nesse ranking da ICCA. Algo extremamente significativo, pois o turismo de negócios acontece em cenário mundial altamente competitivo e movimenta grandes somas.

Estar entre os dez primeiros significa que somos capazes de atrair eventos, numa estratégia bem desenvolvida que alia conhecimento de mercado e marketing eficiente. Somos reconhecidamente competitivos, e isso nos projeta, credencia para conquistarmos mais eventos. Planejamos nossas ações a partir de diretrizes do Plano Aquarela, que tem prioridades eleitas. Vamos continuar agindo assim, para ficar entre os países que são a elite do turismo de eventos”, disse a ministra.

Jeanine Pires, presidente da Embratur, explica que o Brasil consolidou-se entre os 10 países mais destacados no ranking da ICCA contando com dois eventos a mais do que o verificado em 2006. “Tivemos 207 eventos, em 2006, e fomos para 209, ano passado. A disputa na primeira divisão dos destinos de eventos internacionais é sempre muito acirrada. Há mobilidade de posições e um evento a mais pode significar uma posição à frente no ranking, mas o que importa é estar no pelotão de frente. Por isso, nossa posição entre os 10 primeiros no mundo é uma grande conquista, algo a comemorar e que devemos trabalhar para permanecer e avançar”.

Os dez primeiros países, de acordo com a ICCA, no turismo de negócios são, pela ordem: Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Reino Unido, França, Itália, Japão, Brasil, Áustria e Canadá.

O ranking da ICCA - O ranking da ICCA inclui eventos organizados por associações internacionais que acontecem regularmente e em pelo menos três países diferentes. Em 2007, a ICCA registrou a realização de 6.500 eventos, 800 a mais do que em 2006. Em parte, o resultado reflete o fortalecimento do mercado, mas também demonstra que mais países começam a ter política para captação de eventos e registram as realizações na maior entidade do setor. O ranking divulgado hoje é uma prévia do relatório completo, que sai em julho.

Entrada de divisas e reforço na imagem - A Embratur conta desde 2003 com um programa de apoio a captação e promoção de eventos internacionais. O objetivo principal do programa é não só captar o evento para que se realize no Brasil, mas aproveitar a visita do turista de eventos para oferecer roteiros e serviços alternativos, de forma que ele permaneça um ou dois dias a mais no pais.

No último dia 14, a ministra do turismo, Marta Suplicy, divulgou os resultados parciais de uma pesquisa encomendada pela Embratur à Fundação Getúlio Vargas para medir o impacto econômico dos eventos internacionais nas cidades. Apenas seis eventos trouxeram 8,5 milhões de dólares em divisas, entre setembro de 2007 e janeiro deste ano.

Os dados preliminares indicam também que o público desses eventos tem altíssimo grau de escolaridade e um gasto médio diário que supera 312 dólares. Os efeitos positivos se ampliam para depois da viagem, com reforço na imagem positiva do país, como destino com boa infra-estrutura e serviços de qualidade. Os dados da FGV apontam que 85% dos entrevistados afirmam que a imagem em relação à cidade do evento melhorou após a viagem . | www.embratur.gov.br

Fonte: Revista Fator Brasil

Bahia supera metas no Turismo receptivo

Todas as expectativas foram superadas na 17ª edição da BNTM (Brazil National Tourism Mart), maior bolsa de turismo receptivo do Brasil, realizada no último final de semana, em Salvador. Os bons resultados deve-se, principalmente, ao aumento da geração de negócios para a Bahia, algo em torno de 45 milhões de dólares e a presença de 422 buyers (operadores internacionais).

“A conquista de dois novos vôos internacionais (Lisboa/Salvador e Milão/ Porto Seguro/Salvador) mostra a importância de trazer estes operadores de fora para conhecer o destino e vivenciar a Bahia. Nós esperávamos 400 buyers e nos surpreendemos com 422”, comemorou a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, ao se referir os resultados positivos para o setor turístico. No ano passado, a BNTM trouxe 270 buyers. Este ano, o incremento foi de quase 50%.

A Fundação CTI-NE, organizadora do evento, divulgou o balanço que confirmou as previsões da Bahiatursa e Secretaria de Turismo da Bahia: a geração de negócios em cerca de 182 milhões de dólares, uma superação de 35% em relação ao ano passado.

Mas, para que o evento acontecesse com sucesso, o governo da Bahia investiu cerca de R$1,3 milhão, aplicados em fretamento de vôos e compra de bilhetes aéreos para a Chapada Diamantina e Porto Seguro, transporte, hospedagem, climatização do 3º piso do Centro de Convenções e empresas produtoras de evento. Todas as contratações foram feitas por meio de licitações.

“Esta foi a melhor BNTM, desde 1991, e a que, sem dúvida, trará o melhor resultado para o Estado”, declarou Lúcia Bichara, presidente da operadora BIS. O vice-presidente da TAP, Luiz da Gama Mor, também não poupou elogios, parabenizando a Bahia pela BNTM “mais organizada”.

Durante a realização do evento, no Centro de Convenções, os segmentos turísticos do estado estavam representados pelos seus respectivos estandes, a exemplo do golfe, do turismo religioso (por meio do Memorial Irmã Dulce), do turismo étnico (Irmandade da Boa Morte), dos blocos afro, do sol, da praia, do turismo náutico, do enoturismo, do ecoturismo, do turismo rural, além dos produtos como o Carnaval e o São João.

Para mostrar o que a Bahia tem foram oferecidas, aos operadores e jornalistas, quatro opções de tour - Chapada Diamantina, Costa dos Coqueiros, Baía de Todos os Santos e Costa do Descobrimento. Um grupo de 60 pessoas optou pelo tour da Chapada, onde puderam conhecer a Casa do Garimpeiro, a Gruta Lapa Doce, Mucugezinho, o Serrano e o Morro do Pai Inácio.

A operadora austríaca, Alexandra Rechberger, da Poncho Tours, que esteve pela primeira vez no Brasil, ficou encantada pelas belezas naturais da Chapada Diamantina. “Adorei a Bahia. A partir de agora toda minha emoção será passada nas vendas, vou poder transpor isso aos meus clientes, com muito mais segurança”, garantiu.

O operador americano, Kevin Matier, da Travel Impressions, disse ter gostado muito e que essa foi uma grande oportunidade para a Bahia mostrar sua oferta turística. Toda a infra-estrutura foi muito bem articulada pelos hotéis Portal de Lençóis, Hotel de Lençóis e Canto das Águas.

A programação da BNTM trouxe também os secretários e dirigentes estaduais de turismo do Brasil para participar da 42º Reunião do Fórum Nacional, onde foram discutidos investimentos para a construção de uma via de contorno na Baía de Todos os Santos. “A idéia é recuperar as rodovias que já existem e fazer uma ponte ligando Salvador a Barra do Paraguaçu. O objetivo é integrar o Recôncavo, inclusive modernizando a linha ferroviária”, explicou secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli.

Mercados emissores

No registro final da procedência dos buyers, a Argentina saiu na frente, seguida por Alemanha e Espanha que, juntas, dividem a segunda colocação. A Europa responde por 60% do público, cabendo 30% à América do Sul e os demais distribuídos entre Estados Unidos e outras localidades. A novidade deste ano foi a presença de países do Leste Europeu e da Escandinávia (Dinamarca, Suécia e Noruega), bastante representativa e muito comemorada pela Bahia, que enxerga estes mercados como prioritários.

Fonte: Invest NE

A TAP e o Nordeste

A TAP vai colocar este ano 690 mil lugares nos seus entre Portugal e o Nordeste, mais 123 mil assentos em comparação com o ano passado. Foi o que anunciou durante uma apresentação na BNTM, em Salvador, o diretor da companhia Luiz Mor. Serão 190 mil para Salvador, 188 mil na rota de Recife; 187 mil na linha de Fortaleza e 126 mil na rota de Natal. A linha de Recife é a que teve o maior aumento do número de lugares em comparação com 2007, seguida de Fortaleza, Natal e Salvador.

Segundo Mor, o mercado português nos vôos da TAP para o nordeste cresceu 0,9% em 2007. “Tem muita coisa boa vindo por aí”, disse. Além do Brasil, os outros mercados com mais peso na operação da TAP são os da Itália, Alemanha e Escandinávia e Espanha.

Victoria no Brasil

A meta da TAP para este ano é atingir no Brasil os 200 mil membros do programa de fidelização Victoria, o dobro do número de clientes atuais. A estratégia da companhia é que o Victoria no Brasil seja cada vez mais um “programa brasileiro”, disse Luiz Mór, destacando o conjunto de parceiros com que já conta neste mercado, entre o HSBC e Mastercard, com os quais criou o Cartão de Crédito Victoria HSBC Mastercard Gold. Outros parceiros são o Unicard Unibanco, o programa SuperBonus do Santander, o programa de fidelidade dos cartões Safra, as rent-a-car Sixt e Avis e as redes hoteleiras Pestana e Caesar

Amazônia nos planos da TAP

Embora o desafio da empresa hoje seja Belo Horizonte, para onde iniciou vôos diretos de Lisboa em Fevereiro, a TAP não descarta num futuro breve inaugurar linhas para outros destinos, principalmente para a Amazônia, um “destino inevitável” para a companhia, segundo o Luiz Mor. Ele enfatizou que a abertura de rotas obedece a um conjunto de parâmetros, porque “um avião é um investimento de cem milhões de dólares que tem que se rentabilizar”. Citou como exemplo que Belém, que já em anos anteriores foi apontada como uma capital que estaria na lista de destinos brasileiros prováveis para a TAP, carece de conexões, que reforcem a capacidade de geração de tráfego do mercado local. “O projeto é não ficar preso só num estado” para gerar tráfego para a rota”, explicou

Fonte: Turinews

Novos mercados mapeados pela Embratur

José Luiz Cunha, diretor de Lazer e Incentivo da Embratur, afirmou que a criação do EBT Novos Mercados pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), foi determinante para atender mercados emergentes, com grande potencial econômico e que podem ser importantes emissores de turistas para o Brasil.

"Devido à relevância destes países no cenário internacional, vamos dar início às ações estratégicas nestes novos mercados para detectar oportunidades e, em um primeiro momento, trabalhar com a divulgação do destino Brasil entre os operadores destes países", afirmou.

Ele acrescentou que a Rússia, por exemplo, tem uma enorme população. Sua classe média é cada vez maior e o país vem despontando com o acréscimo do poder aquisitivo desta fatia da sociedade. O novo EBT criará um banco de informações sobre os mercados de países como Rússia, Dinamarca, Suécia, Noruega, Holanda, Emirados Árabes e Índia.

Os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBT´s), presentes atualmente em nove países - atuam, entre outras coisas, como agentes facilitadores de negócios e na inserção de destinos e regiões brasileiras nos catálogos das operadoras de turismo estrangeiras. Os escritórios, ligados à Embratur, seguem as recomendações do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional, estudo que orienta a promoção turística do Brasil em cada país, considerando suas características e peculiaridades.

Enzo Avezum, que ocupava o cargo de executivo do EBT nos Estados Unidos (Costa Oeste), assumirá o EBT Novos Mercados, com sede em Brasília (DF). Em seu lugar, entra Vilma Varga da Silva que já atuou em companhias como a Virgin Airlines e Varig.

Fonte: Mercado e Eventos

Plano Nacional de Turismo

Os esforços para alcançar as metas do PNT - Plano Nacional de Turismo 2007-2010 estão gerando bons resultados. É o que demonstrou em Brasília o secretário Nacional de Políticas do Turismo, Airton Pereira, durante a 20ª Reunião Conselho Nacional de Turismo (CNT). Ele apresentou aos integrantes do Conselho indicadores positivos e em consonância com as metas do Plano. Entre elas a de criar 1,7 milhão de novos empregos e ocupações no turismo. “De 2006 a 2007 tivemos aumento de 19,66%. Isso significa que, em 2007, 280 mil pessoas estavam trabalhando no setor, contra 234 em 2006”, disse o secretário.

Metas alcançadas

Outro indicador positivo está relacionado à meta de gerar 7,7 bilhões de dólares em divisas por meio do turismo. Em 2007, US$ 5 bilhões ingressaram no Brasil e, em 2006, esse número foi de US$ 4,3 bilhões – um aumento de 15,85%. “A meta para o ano passado era de 5,1 bilhão. Podemos dizer que estamos cumprindo o que foi proposto”, afirmou Airton. Em 2007, o desembarque de turistas estrangeiros foi de 5,03 milhões.

A estruturação de 65 destinos turísticos também é uma meta cuja execução apresenta bons resultados. Nessas localidades, foram qualificadas, em 2006, 46 mil pessoas. Em 2007, houve um aumento de 175,81%, com a qualificação de 126,87 profissionais. Os serviços turísticos cadastrados no MTur também registraram aumento (15,62%). “Isso significa que os prestadores de serviços turísticos começam a perceber que trabalhar de acordo com as políticas do MTur é sinal de qualidade”, explicou o secretário

Fonte: Turinews