O Congresso Internacional de Turismo Cultural e Religioso, organizado pela Turel, decorre até 24 de Abril, no Novotel Vermar, na Póvoa de Varzim. Trinta especialistas de oito países debatem “O turismo cultural e religioso - oportunidades e desafios para o século XXI”. A organização aguarda a presença de mais de 500 pessoas.
A sessão de abertura conta com a presença de Abílio Vilaça, vice-presidente da TUREL; José Macedo Vieira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim; Vilela Bouça, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte; Luigi Cabrini, da Organização Mundial do Turismo; do Monsenhor Novatus Rugambwa, da Santa Sé; e Fernando Moniz, da Comissão Europeia - Direcção Geral da Política Regional.
A primeira sessão, marcada para as 11h00, é dedicada ao tema “Turismo Religioso” e será moderada por Vítor Cabrita Neto. O painel conta com a intervenção do cardeal António Rouco Varela, Arcebispo de Madrid, António Monteiro de Castro, Núncio Apostólico em Madrid, Dolores Perez Frias, do Ministério de Turismo de Israel, Fernando Latorre, da Universidade de Harvard, Estados Unidos da América, Ruben Lois, director geral de Turismo da Galiza.
À tarde, pelas 14h30, tem início a sessão subordinada ao tema “Turismo Cultural, que conta com a reflexão de Teresa Ferreira, directora do Instituto Turismo de Portugal, Delma Andrade, do Ministério de Turismo do Brasil, Elena Vadillo, secretária de Estado do Turismo e Comércio de Espanha, Chantal Le Rai-Le-Reoy, da Conferência Episcopal de França, e Armando Peres, Secretário-Geral do Turismo de Itália. As comunicações são moderadas por Cadima Ribeiro, da Universidade do Minho.
Na quarta-feira, dia 23 de Abril, decorrem, em simultâneo, a partir das 9h00, três painéis, em que serão abordados os seguintes temas: “O desenho e a gestão das rotas culturais”; “Cultura, Turismo e Comunidades Locais” e “Turismo Religioso e Peregrinações”.
Pelas 14h30, tem lugar uma sessão sobre “O mercado, a procura e o marketing do turismo cultural e religioso”, que será moderada por Cláudia Simões, professora da Universidade do Minho. Em destaque, vai estar “O papel dos operadores no turismo cultural e religioso”. Segue-se, às 16h30, uma análise sobre “O turismo cultural e religioso no Norte de Portugal”, que será feita por Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga; Nuno Fazenda, da CCDRN, e Abílio Vilaça, vice-presidente da Turel. As intervenções são moderadas por Emídio Gomes, administrador da Área Metropolitana do Porto.
O encerramento está agendado para as 18h00 e está a cargo do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.
Para o último dia, 24 de Abril, estão agendadas visitas guiadas a Braga e Guimarães. A sessão de encerramento acontece, às 14h30, na Quinta da Tojeira, em Arco de Baúlhe, Cabeceiras de Basto, onde será feita a leitura das conclusões do Congresso.
O congresso é organizado pela TUREL, co-financiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), e conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, da Organização Mundial do Turismo, da Junta da Galícia e do Inatel.
O Publituris é media partner deste congresso.
Fonte: Publituris/Fátima Valente
