O Brasil conta com 40 mil profissionais certificados nos diferentes ramos do turismo. A maioria deles é de garçons e cozinheiros. Ampliar o número de profissionais melhor capacitados para o setor foi o principal tema debatido na primeira reunião da Câmara Técnica de Qualificação, realizada quinta-feira (27), no hotel San Marco, em Brasília. "Queremos que o profissional veja a certificação como um diferencial a mais em seu trabalho", afirmou o diretor do Departamento de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo do MTur e coordenador-técnico da Câmara, Diogo Demarco.
Segundo o diretor, a certificação é a forma de estimular melhorias no setor. "Por meio da certificação o trabalhador será beneficiado, já que estará mais habilitado e, consequentemente, os estabelecimentos terão mais qualidade de atendimento", acrescentou.
A certificação avalia as habilidades, conhecimentos, qualidade dos equipamentos e os serviços turísticos. Desde 2003, o Ministério do Turismo aposta em programas de capacitação e certificação para pessoas, produtos e empreendimentos nos segmentos do turismo, mais especificamente em turismo sustentável, turismo de aventura e competências profissionais. No início de março, a parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), permitiu liberar a todo o trade as normas técnicas de normalização das diferentes modalidades de turismo.
"Por meio das normas estaremos possibilitando que as pessoas sejam capacitadas em sua área de atuação para se tornarem, então, certificadas. É um processo de especialização profissional", explicou o diretor do Ministério do Turismo.
Normas Técnicas em Turismo - Normatização, ou criação de normas técnicas, é a maneira de organizar atividades pela criação e utilização de regras e normas. É a atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva, com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem, em um dado contexto. No Turismo, o estabelecimento de normas técnicas vem ao encontro da busca por qualidade no setor, item imprescindível considerando-se que sua base é a prestação de serviços.
Atualmente existem 67 normas técnicas em vigor no setor de turismo, sendo que apenas 10 não foram publicadas. Desse total, 28 foram elaborados a partir do apoio direto do MTur a projetos de formulação dessas regras.
A consulta às normas pode ser feita pelo endereço www.abntnet.com.br, pelos sites do MTur e da ABNT. Para realizar a consulta, o usuário terá que fazer um cadastramento, prestando informações como nome completo, CPF e RG e motivo de interesse.
Ao encerrar a reunião da Câmara Temática de Qualificação, Diogo Demarco pediu aos conselheiros maior interação dos órgãos privados com os órgãos públicos. "É importantíssimo que trabalhemos em conjunto para executarmos de forma positiva nossos projetos", disse o diretor.
| Fonte: Ass. Comunicação Embratur |
