Representantes das secretarias de Estado do Turismo, da Cultura e do Planejamento, do Sebrae-AL, através dos Arranjos Produtivos Locais, faculdades e de associações participaram, nesta segunda, 7, da reunião de apresentação do projeto "Dinamização do Turismo Sustentável em Alagoas", que está sendo desenvolvido por técnicos da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI).
Essa é a terceira vez que o grupo visita Alagoas para levantamento de informações e desenvolvimento de propostas de ações para o turismo sustentável do Estado, com visão de médio e longo prazo. Os técnicos visitaram toda a região do Rio São Francisco, em dezembro de 2007, e agora, o litoral de Alagoas.
"Esse é um projeto de ações integradas com vários setores do governo, outras entidades e especialistas de diversas áreas do turismo. Temos um trabalho pela frente de pelo menos três anos para desenvolver essas ações, com a visão de longo prazo", afirma Danielle Novis, secretária adjunta do Turismo. Ela acrescenta que será realizada uma oficina em junho para a implantação do APL São Francisco, com o objetivo de desenvolver o turismo e a economia da região.
Durante a apresentação do levantamento realizado os especialistas da Espanha explanaram sobre suas impressões e sugestões. Foram analisados dois grandes núcleos, segundo eles, a região do São Francisco e o litoral, onde os atrativos foram hierarquizados e analisados. Para o grupo espanhol, uma das principais áreas a serem desenvolvidas é a qualificação dos serviços turísticos.
De acordo com coordenador geral da Cooperação Espanhola, Pedro Flores, a AECI prioriza o trabalho no Nordeste do Brasil por seus indicadores sociais, pois o objetivo maior é a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico da região. "Até maio iremos apresentar o documento final do projeto com as avaliações, apresentação das instituições envolvidas, orçamentos das ações, para iniciar as atividades de fato", afirma Pedro.
Fonte: Primeira Edição
