quinta-feira, 10 de abril de 2008

Pesquisa interessante

O grupo hoteleiro Intercontinental (IHG) elaborou uma pesquisa tendo por base uma amostragem de cinco mil pessoas no Reino Unido, que consistiu na análise das preferências dos turistas, no que diz respeito aos períodos de férias. As conclusões apontam que “cada vez mais as famílias preferem períodos curtos de férias, em vez de longos”, revela em comunicado. No total, “52% dos inquiridos assegura que este ano não faz férias de duas semanas”, devido aos maiores custos que isto aporta, expressa a mesma fonte. As férias de três ou quatro dias começam a ganhar maior afluência, pois assim é mais fácil conciliar o trabalho com a vida familiar. Em média, as famílias fazem quatro períodos de descanso ao longo do ano, cada três meses, o que se “torna mais eficaz para combater o stress excessivo causado pela rotina diária”, conclui o estudo.Cerca de 24% não faz férias durante o período escolar, pois é uma época mais cara do que outras ao longo do ano, e o mesmo número de pessoas só conseguem ter dinheiro para pagar férias de poucos dias. Um total de 72% dos inquiridos acredita que “as férias curtas são a forma mais exequível de levar toda a família de férias”, afirma o comunicado. Um quarto dos entrevistados diz “detestar gastar o dinheiro todo num único descanso anual”, e 50% refere que “não gosta de voar para longe”, sendo que uma em cada dez pessoas “odeia viagens longas de carro, comboio ou barco”, aponta o comunicado. O estudo mostra ainda que 19% dos inquiridos “não gosta de perder tempo a fazer e desfazer as malas de uma longa viagem”, um em cada 10 “detesta a lavagem de roupa no regresso de férias”, 6% “preocupa-se com o aumento do trabalho que vai encontrar no regresso”, e 5% “sente falta do conforto da casa”, remata a mesma fonte.

Luciano Lusardi, director de operações para o sul da Europa das marcas Crowne Plaza, Holiday Inn e Express by Holiday Inn, realçou o facto de “nos últimos anos se ter vindo a assistir a um enorme crescimento nas reservas de férias curtas, nos Holiday Inn. Já lá vai o tempo em que as famílias poupavam o ano todo para as típicas férias de duas semanas, no período mais caro e concorrido do ano, o Verão. Hoje estamos muito mais atentos e sabemos procurar na internet as melhores ofertas.” Além disso, “porquê gastar o dinheiro arduamente ganho numas grandes férias, quando três ou quatro pausas ao ano significam menos stress, menos dinheiro e mais diversão?”, conclui.



Fonte: Publituris

Rita Andrade