No ano 2000, o Censo do IBGE contabilizou uma população idosa de 15 milhões de integrantes no Brasil. Seguindo o exemplo dos países desenvolvidos, que têm um grande percentual nesta faixa etária, a estimativa é de que em 20 anos essa parcela da população brasileira ultrapasse os 30 milhões de pessoas.
Considerando esse público em potencial, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, propôs ampliar o projeto Viaja Mais Melhor Idade e com o apoio da ABIH Nacional, FNHRBS, ABR e Instituto Marca Brasil realiza o Projeto Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem. Um programa que facilita a inclusão social, incentiva o interesse das pessoas acima de 60 anos, aposentados e pensionistas pelo turismo e cria vantagens e oportunidades ao setor hoteleiro. De acordo com a ministra, o programa deve fortalecer o mercado interno de turismo, diminuindo a sazonalidade e os períodos de baixa ocupação da rede hoteleira e com uma grande vantagem, pois cada hotel poderá definir qual é a sua baixa temporada. "O Ministério do Turismo vai fomentar o turismo doméstico e, melhor ainda, premia uma geração que trabalhou muito, e que tem agora a oportunidade de se programar para viajar", afirma.
O secretário Nacional de Políticas do Ministério do Turismo, Airton Pereira, enfatiza que participar deste projeto é uma maneira de conquistar esse segmento de mercado e manter um melhor equilíbrio da ocupação hoteleira. Nesta parceria com os órgãos públicos e instituições, o hotel oferece desconto de 50% das tarifas praticadas no Portal de Hospedagem
Para participar, basta acessar o site do Portal (www.portaldehospedagem.com.br) e fazer o cadastro do hotel gratuitamente, que é rápido e simples, com dados da empresa, características, números de quartos e possíveis restrições para o período. A divulgação do projeto para o público final é feita pelo site e pelo Ministério do Turismo, que investe em uma forte campanha de mobilização nacional, com ações publicitárias nos principais meios de comunicação. "A meta de iniciar com 1 mil meios de hospedagem aderentes ao programa, em todo território nacional já foi superada" enfatiza o Secretário.
Até agora, 1.262 meios de hospedagem já foram cadastrados (dados de 8/4) Eles fazem parte de 291 destinos e envolvem desde os hotéis Filho de Deus, Beira Mar e Marina Hotel, no Oiapoque, aos hotéis Bertelli e Atlântico, no Chuí. As adesões vão de pousadas mais simples até resorts e spas extremamente sofisticados. A maior parte dos estabelecimentos participantes está na região Nordeste (36%), seguida pelo Sul (32%), Sudeste (26%), Centro Oeste (21%) e pela região Norte (13%). Fortaleza foi a cidade com o maior número de adesões - 66 meios de hospedagem - seguida de Natal, com 61, e Gramado, com 54. "O interessante é ver que tanto as regiões como os destinos que têm uma grande variação sazonal compreenderam rapidamente as vantagens do programa", comenta José Zuquim, presidente do Conselho Deliberativo do IMB.
De acordo com Zuquim, oferecer vantagens nos hotéis em uma campanha desse porte traz oportunidades de conquistar um segmento de mercado de 9 milhões de pessoas com capacidade para consumo do produto "turismo". O presidente do IMB também comenta que participar dessa iniciativa é uma chance de diminuir a capacidade ociosa em épocas de baixa ocupação e ter o estabelecimento divulgado por um guia impresso, distribuído ao público alvo em todo o Brasil.
A diretora do Instituto Marca Brasil, Daniela Bitencourt, enfatiza ainda que o projeto reúne três grandes vantagens para o turismo nacional. A primeira é a inclusão digital, pois o portal de hospedagem é uma ferramenta gratuita, desenvolvida pelo SEBRAE e pelo Ministério do Turismo para auxiliar na divulgação dos meios de hospedagem no mercado nacional e internacional. Uma segunda vantagem é a política estabelecida pelo Ministério do Turismo para melhorar o equilíbrio de mercado e incentivar o turismo interno. E, por fim, mas não menos importante: a inclusão social, que permitirá o acesso a todos os benefícios que o turismo pode viabilizar a uma maior parcela da população. "Isso significa que o público da terceira idade pode comprar sua passagem de ônibus ou aérea aproveitando promoções das companhias e viajar a um custo muito acessível, já que terá 50% de desconto no hotel. Assim, eles poderão realizar o sonho de visitar diversos destinos", completa.
Sobre o Portal: O Portal de Hospedagem foi criado pelo Sebrae Nacional e pelo Ministério do Turismo, sob a gestão do Instituto Marca Brasil, para ser o maior guia on-line de informações sobre os meios de hospedagem do País. Viabiliza o acesso à internet e a inclusão digital dos pequenos meios de hospedagem. Gera grandes vantagens porque é um canal gratuito de venda e comunicação da rede hoteleira com os clientes.
| Fonte: Instituto Marca Brasil |
