sexta-feira, 25 de abril de 2008

Senac investe R$ 8 Mi no Turismo de Alagoas

O diretor-regional do Senac-AL, Arkiman Pires, informou na 24ª Reunião do Fórum Estadual de Turismo de Alagoas, ocorrida, nesta terça-feira, no Palácio República dos Palmares, que a instituição investirá cerca de 8 milhões de reais no Programa de Qualificação do Turismo em Alagoas.

De acordo com Arkiman, um dos palestrantes da referida reunião, os recursão são oriundos do Ministério do Trabalho, Emprego e Renda, e a contrapartida do Senac será de 1,6 milhão. Acrescenta que serão contemplados vários cursos, dentre os quais: cozinheiro; cozinheiro-auxiliar; garçon; barman; recreador de esportes náuticos.

O dirigente da Instituição anunciou, para 2009, novos investimentos voltados para o turismo, como o Centro da Gastronomia Alagoana, possivelmente no antigo Clube Alagoinha; escola de Hotelaria; livraria Senac e as unidades operativas da Ponta Verde e Penedo, respectivamente. A curto prazo, Arkiman revelou que o Senac investirá R$ 2 milhões na implantação do Centro de Formação Profissional, que funcionará no antigo supermercado Carnes & Verdes, no Barro Duro.

Arkiman Pires enfatizou que Alagoas vive um bom momento econômico, sendo o estado que obteve o maior crescimento no varejo – 19.2% -, quando a média nacional é de 9%. Afirmou ainda que 76,64% dos postos de trabalho no turismo estão nos serviços de alimentação e alojamento, acrescentando que a média de renumeração do setor é de 500 reais sendo as classes qualificadas, C e D.

Ainda na sua palestra, o diretor do Senac traçou o perfil da instituição e a que se propõe; revelou dados estatísticos e enfatizou que sem a mão-de-obra qualificada projetos serão inviabilizados. Ele, inclusive, conclamou a união de todos que fazem o "trade" turístico no sentido de que sejam encampados projetos que contribuam para o desenvolvimento do turismo em Alagoas, que se destaca não apenas por suas praias, mas pela diversificada gastronomia.

Antecedendo a palestra do diretor-regional do Senac, a coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público estadual, Marluce Falcão, falou sobre a Campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que será realizada no período de 8 a 16 de maio, com palestras em faculdades e escolas.

A representante do Ministério Público fez referências ao Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual, 18 de maio, e ressaltou os avanços obtidos nessa área em Alagoas. Acrescentou que a sociedade está indignada, e com essa consciência tem denunciado os que se utilizam dessa prática.

Ao abrir a 24ª Reunião do Fórum Estadual de Turismo de Alagoas, o secretário estadual de Turismo e presidente do Fórum, Virgínio Loureiro, fez um balanço sobre a BNTM-Brazil National Tourism Mart, ocorrida semana passada em Salvador-BA; falou da entrada em operação, em breve, de novo vôo charter de Portugal e de um vôo regular de Cuiabá para Maceió, em maio próximo, a ser operado pela empresa Webjet.

O dirigente da Setur destacou o investimento hoteleiro na Barra de São Miguel, por um grupo português, e defendeu a melhoria da qualificação, trabalho esse que não pode ser feito por uma pessoa só. Para ele, é preciso que todos estejam unidos para realizar essa tarefa, apresentando suas demandas e encontrando formas para solucionar os problemas. O secretário admitiu que existem falhas na prestação de alguns serviços, principalmente na área gastronômica, mas que podem ser corrigidas, através de um trabalho de parceria envolvendo o Senac e os empresários do setor.

Fonte: Mercosol