O secretário de Turismo Silvio Costa Filho entregou ao secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Alexandre Meira da Rosa, a carta consulta de Pernambuco solicitando os recursos. O parecer final será dado pelo Ministério do Planejamento no próximo dia 24, quando o Estado vai defender a liberação da verba. “Cumprimos a primeira etapa técnica e estamos trabalhando para cumprir a segunda sem perder prazos. Fomos um dos primeiros estados a entregar o documento e tenho certeza que seremos atendidos pelo Banco”, afirmou Costa Filho.
Ele no próximo dia 24 será feita uma detalhada apresentação com a presença dos técnicos da Unidade Executora Estadual do Prodetur, que vão esclarecer aos agentes do Ministério do Planejamento e do BID o plano de trabalho para todas as obras no Estado. “Já estamos preparando esta apresentação há quase um mês. Nossa equipe já demonstrou que é muito capacitada e vem conquistando elogios do Ministério do Turismo e do BID. Considerando que é um julgamento técnico, acredito que vamos assegurar os recursos”, comentou.
Ao contrário do Prodetur II, que previa investimentos apenas no litoral do Estado, o Prodetur Nacional tem como meta principal a interiorização do desenvolvimento turístico. No caso de Pernambuco, além das praias, o projeto entregue por Costa Filho ao Ministério do Planejamento, contempla ações no Agreste e no Sertão do São Francisco. A perspectiva é aquecer o turismo gerado com o crescimento do pólo têxtil em Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. No caso do São Francisco há uma vocação natural para a vitivinicultura e fruticultura. O projeto da Setur é qualificar profissionais e equipamentos, para que a região possa experimentar frutos do enoturismo, como acontece hoje com Mendoza (Argentina).
Fonte: Turinews
