quinta-feira, 3 de abril de 2008

17 BNTM em Salvador

Perto da reta final, a 17ª Brazil National Tourism Mart (BNTM) - que acontece entre os dias 10 e 13 deste mês, em Salvador (BA) - ganha maior expressão com base na ampla e variada oferta turística dos nove Estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe)

Os atrativos naturais e infra-estrutura da capital baiana se juntam ao esforço da organizadora do evento, a Fundação CTI/Nordeste, para fazer da BNTM 2008 o maior evento de todos os tempos. No principal espaço de eventos da cidade, o Centro de Convenções de Salvador, a BNTM reforça a importância já conquistada como evento de grande porte do turismo internacional. Ao todo, 200 estandes serão montados para a promoção comercial e 80 destinados à presença institucional de Estados, municípios, Ministério do Turismo, Embratur, Infraero, BNDES, Banco do Nordeste e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

Cerca de 400 buyers (compradores) vindos do exterior estão sendo esperados para essa que é a principal Bolsa de negócios do Turismo. Segundo Virgínio Loureiro, presidente da Fundação CTI/NE, uma marca importante e demonstração antecipada do êxito da edição deste ano é a renovação de 50% de buyers. Isso significa que metade dos compradores é formada por novos interessados, que deixam seus países de origem, em busca de novidades na oferta turística do Nordeste.

Negócios: Diante da previsão de um movimento de negócios 32,3% superior ao da edição do ano passado, o que representa uma receita da ordem de US$ 186 milhões, a BNTM 2008 se aproxima de suas principais metas.

Conforme explica o presidente da Fundação CTI/NE, entre as metas a serem alcançadas estão: ampliar em 15% o fluxo turístico para a região até dezembro deste ano; fidelizar vôos regulares e manter os atuais vôos charters, associando novos vôos - regulares e outros charters; expandir em 15% os novos mercados emissores e aumentar em 15% a demanda turística para o Estado anfitrião.

Esse elenco de objetivos do evento se complementa com o forte apelo ao desenvolvimento sustentável do Nordeste, continuamente assinalado nas edições da BNTM. Pelo segundo ano consecutivo será destinado um espaço exclusivo aos artesãos regionais. A iniciativa se insere no Programa de Desenvolvimento da Produção Artesanal Associada ao Turismo, em convênio com o Ministério do Turismo e apoio do Sebrae de cada Estado nordestino. "O objetivo é aproveitar a expressão do evento e valorizar ainda mais o que o Nordeste tem de melhor em artesanato", salienta Loureiro.

Salvador: infra-estrutura: Evento itinerante, a BNTM chega, pela terceira vez em sua história, à Bahia. Fernando Ferrero, coordenador da BNTM pela Bahiatursa, afirma que o destino está preparado e bem organizado. "Temos hotéis bons, de todas as categorias - 30 mil leitos - e a cidade já está acostumada a fazer eventos, inclusive de grande porte. Salvador é a terceira cidade do Brasil no ranking de realização de congressos e convenções. Sempre houve no Estado, uma grande preocupação com a promoção de seus destinos".

Ferrero ressalta, ainda, que a capital baiana é bem servida por via aérea. "A malha para Salvador é representativa. Temos mais de 20 vôos nacionais, de todas as companhias. Há vôos com escala e diretos, mas a maioria dos que partem de São Paulo e Rio é direta. A oferta de vôos internacionais também é ampla. Companhias como TAP, Air Europa e TAM mantêm diversas freqüências".

Quanto ao fato de a Bahia sediar mais uma vez o evento, Ferrero considera "que é a grande oportunidade para os representantes dos destinos turísticos baianos encontrarem pessoas com poder de decisão, num momento único".

Sobre a BNTM: Criado em 1992, por iniciativa da CTI-NE, o evento visa aproximar o trade turístico nacional - hoteleiros, agentes de viagens, operadoras de turismo e companhias aéreas - dos maiores compradores do produto Brasil - operadoras turísticas internacionais. A BNTM tem por objetivo incrementar o fluxo turístico principalmente na Região Nordeste, destino nacional que recebe o maior número de visitantes da Europa e da América Latina. O encontro anual é sempre sediado em uma capital nordestina que se transforma no centro de negócios do turismo receptivo.

Mais informações:fone (81)3316-2858;
E-mail: kmaria@ctinordestedobrasil.com.br
Site: www.bntm.com.br

Fonte: Nina Marciano Comunicações